Total de visualizações de página

Saída de Cortês reacende problema do Bota na esquerda

Ida do jogador para o São Paulo mostrou carência antiga do Botafogo no setor, especialmente nas últimas temporadas

Gabriel Andrezo
Mauro Graeff Júnior

Rio de Janeiro (RJ)
 
A aparição meteórica de Cortês, que lhe rendeu uma convocação à Seleção, parecia ter  resolvido um problema antigo no Botafogo: a lateral esquerda. Parecia. O jogador caiu de produção, foi negociado e o Alvinegro começará 2012 do mesmo jeito que os últimos anos: quebrando a cabeça para achar um lateral canhoto.

Há 14 anos nenhum jogador fica duas temporadas inteiras na posição (ver abaixo). O último a se firmar foi Jefferson, que disputou campeonatos de 1996 a 1998. Ele foi o último lateral do Fogão a ir para a Seleção antes de Cortês. Nos últimos anos, o que mais acontece são improvisações no lado esquerdo do campo.

Para tentar resolver o problema, a diretoria pesquisa no escasso mercado dos laterais. Atualmente a aposta é em dois nomes que estão sendo avaliados por Oswaldo de Oliveira: Diego Renan, do Cruzeiro, e Rojas, da Universidad de Chile. Nenhum deles, no entanto, está próximo de General Severiano.

SOBROU MARCIO AZEVEDO

Com a saída de Cortês, restou no grupo apenas Marcio Azevedo para a posição. O jogador, que chegou no início deste ano e chegou a ser terceira opção de Caio Júnior, estava na lista para ser negociado, mas diante da escassez de atletas na posição, ele deve ser reaproveitado em janeiro.

– Estamos negociando e passamos alguns nomes para o Oswaldo analisar. Ele nos passou outros nomes e vamos pensar em planos A e B. Não está fácil encontrar um lateral. Há escassez no mercado – disse André Silva, vice de futebol alvinegro.

Não bastasse as poucas opções, a direção agora corre contra o tempo.

CLUBE NÃO QUER IMPROVISOS

A preocupação da diretoria do Botafogo em contratar um lateral-esquerdo é para evitar os improvisos vistos nos últimos anos. Desde 2000, conforme levantamento feito pelo LANCENET!, pelo menos 30 jogadores foram escalados na esquerda, muitos deles de outras posições, especialmente do meio.

Também por isso Marcio Azevedo deve ser mantido no elenco até que outro lateral seja contratado e se firme. Azevedo chegou ao clube no início de 2011 como solução para a posição, mas perdeu o lugar para Cortês nas partidas pela Copa do Brasil contra o Avaí, em abril. Dali em diante, ficou sem lugar no elenco de Caio Júnior. Virou terceira opção na lateral, perdendo até para o meia Everton, que também era improvisado e foi dispensado no fim do Brasileirão.

Revelado pelo Juventude (RS), Marcio Azevedo, de 25 anos, tem contrato com o Botafogo até o fim de 2014. Como não vinha sendo aproveitado, internamente discutiu-se a possibilidade de emprestá-lo. Agora, no entanto, o lateral-esquerdo parece ganhar uma sobrevida no elenco do Glorioso.

PROBLEMA HISTÓRICO NA LATERAL-ESQUERDA

De 1996 a 1998
Jefferson foi o único a firmar-se. Por sinal, foi o último lateral alvinegro a chegar à Seleção, antes de Cortês.

De 1999 a 2002
O primeiro momento complicado na posição. Léo Inácio foi o que mais atuou, entre 2001 e 2002.

De 2003 a 2006
Após a queda à Série B, houve muitas mudanças. O time campeão carioca tinha Junior Cesar, que só jogou um ano.

De 2007 a 2011
Período mais instável. A vaga de titular mudava todos os anos e apenas Luciano Almeida ficou por mais de uma temporada no clube.

- Com a palavra:

Júnior
ex-lateral-esquerdo e comentarista

"Temos uma crise de jogadores na posição"

Estamos com poucos laterais-esquerdos de destaque no Brasil. Acredito que é apenas uma fase, assim como aconteceu com a direita tempos atrás. Mas, de fato, temos uma crise de jogadores na posição. Os clubes estão com enorme dificuldade para achar jogadores. Isso se reflete na própria Seleção. Tem o Marcelo e não há reserva fixo. O Cortês ainda não se firmou.