Total de visualizações de página

Engenhão ganha equipamentos para auxiliar o gramado em março

Campo passa por nova revitalização e contará com máquinas de alta tecnologia que diminuem o impacto da sombra, fortalecendo o solo

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Botafogo começa a trocar o gramado do Engenhão (Foto: Divulgação/BFR) 
Gramado do Engenhão passa por processo de
revitalização (Foto: Divulgação/BFR)
 
O processo de revitalização pelo qual passa o gramado do Engenhão neste fim de ano já tem um novo elemento para reduzir seu desgaste com os mais de 80 jogos previstos, a princípio, para 2012. A Ambev, parceira do Botafogo no estádio, adquiriu os equipamentos que vão diminuir o impacto da sombra sobre o campo e, assim, substituir a luz solar, vital para o solo. O custo, parcelado, não chega a R$ 1 milhão, e as máquinas devem ser instaladas em março.

O Alvinegro vai precisar de seis exemplares: quatro grandes e dois pequenos, após estudo feito por uma equipe brasileira e entregue para a empresa holandesa, responsável pela fabricação. O trabalho não vai atrapalhar a realização das partidas e evitará a degradação da grama nas laterais, primordialmente, onde a cobertura da arena tapa a incidência do sol.

Esse procedimento será adotado também nos estádios que abrigarão a Copa do Mundo 2014, como parte fundamental da manutenção do campo entre 2013 e 2014.

- A cobertura traz conforto térmico, mas a grama precisa de adubação, água e luz. Se não tenho a luz, a grama não produz massa verde e tem problemas para suportar o pisoteio – explicou o agrônomo Artur Melo.