Total de visualizações de página

Com o Botafogo, Oswaldo engrossa a lista de técnicos dos quatro grandes

Seleto grupo conta com dez integrantes e começou com um uruguaio, na década de 20. Último a completar ciclo havia sido Espinosa. com Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Ao ser apresentado pelo Botafogo como técnico para 2012, na última sexta-feira, Oswaldo de Oliveira se disse honrado por assumir tal compromisso. Mas ele sabe que também tem outro bom motivo para se orgulhar: com a passagem pelo Glorioso, completa um ciclo pessoal de trabalho nos quatro grandes cariocas, engrossando a seleta lista para dez nomes.

Na profissão efetivamente há apenas 12 anos, quando levou o Corinthians ao título brasileiro de 1999, Oswaldo iniciou sua trajetória em sua cidade natal em 2000, com o Vasco. Depois foi para o Fluminense, em seguida o Flamengo, retornou ao Tricolor, para então dar um tempo. São poucos os jogadores que conseguem tal feito, como Paulo César Caju, Cláudio Adão, Léo Moura, Beto, Valber, Leandro Ávila e Renato Silva. Muitos levaram bem mais de uma década.

O grupo de treinadores em questão foi formado com o uruguaio Ramón Platero, que, segundo os registros, esteve no Rio entre 1915 e 1927, quando trabalhou no Botafogo. Na sequência, Gentil Cardoso fez caminho semelhante, acabando em General Severiano. A partir daí, Tim, Zagallo, Jair Pereira, Joel Santana, Abel Braga, PC Gusmão e Valdir Espinosa - que ostentava o status de mais recente da lista, com o Vasco, em 2007 - completam. Destes, só Joel foi campeão em todos.

Curiosamente, Oswaldo já até assinou contrato com o Botafogo. Como preparador físico, teve passagem em 1980. Ele ainda se aventurou pelo futebol do Oriente Médio antes de se tornar auxiliar-técnico e se juntar a Vanderlei Luxemburgo, com quem teve sucesso.

- Fui preparador físico por 23 anos, inclusive no Botafogo, e comecei como treinador em 1999. Foram três clubes em São Paulo (Corinthians, São Paulo e Santos) e os quatro no Rio, o que me faz sentir muito orgulho e feliz com a oportunidade - comentou.