Total de visualizações de página

Romário vibra com boa fase do futebol carioca e lamenta Botafogo fora da Libertadores


Luiz Maurício Monteiro
No Rio de Janeiro 


Poucos no mundo conhecem o futebol do Rio de Janeiro tão bem como ele. Revelado pelo Vasco e com passagens por Flamengo e Fluminense, Romário, ausente dos gramados há quatro anos, é só alegria com o atual momento dos grandes clubes cariocas. Com seus três ex-times garantidos na Copa Libertadores 2012, o Baixinho lamenta apenas a ausência do Botafogo.

Números do Baixinho no RJ

Clube Jogos Gols Média
Vasco 414 326 0,78
Flamengo 240 204 0,85
Fluminense 77 48 0,62

“O Botafogo foi o único time carioca que ficou de fora da Libertadores, mas mesmo assim ainda estava na briga restando poucas rodadas para o fim. Fez uma boa campanha”, disse Romário sobre o único clube que não defendeu no Rio, que, coincidentemente, é a sua maior vítima: ao todo foram 34 gols marcados sobre o Glorioso, a mesma quantidade assinalada contra o Olaria.

Em contrapartida ao Bota, Vasco, Fla e Flu vão brigar, no ano que vem, pelo título da mais importante competição do continente. E isso depois de um 2011 com saldo positivo.

Enquanto o Cruzmaltino foi campeão inédito da Copa do Brasil, o Tricolor deu mais uma arrancada excepcional para terminar o Brasileirão em terceiro depois de ser dado como morto, e, por fim, o Rubro-Negro que além de ter sido campeão invicto no Estadual, ainda se superou no campeonato nacional para garantir a vaga na Libertadores. Tudo isso, na visão do artilheiro dos 1.000 gols, se deve ao bom trabalho realizado pelas diretorias destes clubes.

“Vejo um grande crescimento do futebol carioca. Principalmente na profissionalização das diretorias e na contratação de jogadores. Os dirigentes e os managers dos clubes do Rio acertaram em 2011”, afirmou o ex-camisa 11 elogiando ainda a cúpula do Fla por não estar se precipitando na hora de ir ao mercado.

“Muita gente diz que Flamengo ainda não contratou ninguém, mas acho que está certo. Não adianta nada trazer 10 jogadores que não vão resolver. Não precisa ter desespero. Os times ainda têm bastante tempo para se reforçar”.

Por fim, Romário, que disputou a Libertadores apenas quando vestia a camisa do Vasco, admite que um título do torneio continental faz falta ao seu vasto currículo. Entretanto, o atual deputado federal (PSB-RJ) lembra que não tem do que reclamar, já que, entre as suas conquistas, está a taça mais cobiçada de todas: a da Copa do Mundo.

“Lamento não ter conquistado um título da Libertadores, assim como também não fui campeão mundial de clubes. Mas, por outro lado, sou muito feliz e honrado por ter sido campeão com a seleção brasileira em 1994”, finalizou o Baixinho.