Total de visualizações de página

Botafogo avisa que deixará 'gordura' financeira para reforços no Brasileiro

Vice de futebol pretende adotar estratégia semelhante à desta temporada e só faz ressalva quanto aos resultados no início de Oswaldo de Oliveira

Por André Casado Rio de Janeiro
 
As derrotas no fim de temporada deflagraram uma crise que não teve impacto na montagem do grupo para 2012 em General Severiano. Se em um primeiro momento chegou-se a cogitar algumas dispensas pelo péssimo rendimento na reta final do Brasileirão, hoje a diretoria do Botafogo já admite encarar o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil com 90% dos mesmos jogadores. Assim, se for necessário, um esforço financeiro será feito por volta do meses de abril e maio para chacoalhar o time. Tudo depende dos resultados.

A estratégia é semelhante à adotada neste ano, quando, após o fracasso com Joel Santana, reforços que chegaram para ser titulares, como o lateral Cortês, o volante Renato e o meia Elkeson, foram contratados. A maior entrada de recursos posteriormente é uma das causas.

renato botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Renato foi um dos maiores investimentos do clube. E em abril (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
 
- Vou ser sincero: no plano, existe, sim, uma "gordura" para queimar para o Brasileiro. Isso vai ser avaliado e depende do nosso treinador e dos resultados apresentados. O mercado é ainda mais difícil agora. Mas não adianta ter ilusões também. Será uma questão de necessidade, dentro da realidade do Botafogo, que hoje talvez não vemos tanto. Vamos apostar - revelou André Silva, vice de futebol do clube.

O dinheiro da venda de Cortês, por exemplo, já estará na conta alvinegra na ocasião, além de receitas com os patrocinadores que renovarão contrato. Por ora, apenas contratações pontuais estão na alça de mira, como mais um zagueiro (Brinner, do Paraná, já acertou) e dois laterais. O meia Andrezinho, ex-Inter, se apresenta até o fim da semana que vem.

As chances de a equipe ser escalada na estreia do Carioca, frente ao Resende, dia 22 de janeiro, no Engenhão, com uma formação que, salvo pela ala esquerda, já foi até utilizada em 2011 são grandes. A base provável é Jefferson, Lucas, Antônio Carlos e Fábio Ferreira e uma improvisação no setor ou reforço; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.