Total de visualizações de página

Ânimo do novo treinador contagia o Botafogo para dar 'upgrade' em 2012

Diretoria fica contente com a empolgação de Oswaldo de Oliveira, de volta a um desafio no Brasil após cinco anos, e concorda com discurso simples

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Após um ano decepcionante, o Botafogo sente que começará 2012 com o pé direito por conta, principalmente, da contratação de Oswaldo de Oliveira. Satisfeita com o acerto, a diretoria elogia a empolgação do novo treinador, que tem deixado claro que não quer deixar má impressão em seu retorno ao futebol brasileiro, cinco anos depois de partir e se firmar no Japão. A expectativa é a de que a parceria renda frutos na motivação do time, que terminou a temporada de cabeça baixa, com a queda para a nona posição do Brasileiro.

- A chegada dele nos alegrou muito, até para o restante do trabalho nesse período (de contratações), deu um upgrade, um ânimo a todos. Tomara que isso passe para a equipe logo no início das atividades, em janeiro, e que isso se reflita em dedicação e boas partidas - disse o vice de futebol, André Silva.

Entre setembro e novembro, o Alvinegro mudou por completo sua postura em campo. De equipe vibrante e impetuosa, que fez o Engenhão encher e a liderança parecer possível, passou para um grupo sem rumo, que logo perdeu o comando com Caio Júnior, demitido antes mesmo do fim da competição. A relação, agora, muda de figura, até mesmo no discurso afinado, já que o perfil de não prometer conquistas agrada.

oswaldo de oliveira botafogo apresentação (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Oswaldo esbanjou vontade de fazer um grande trabalho em 2012 (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- Oswaldo é esclarecido, motivador, tem o poder de reverter situações difíceis e ganhar títulos. Acho que é uma forma correta de pensar, essa de vir por baixo, ganhar o maior número de jogos para chegar às conquistas. Pode parecer simples, mas não adianta ficar imaginando o que o fim da campanha pode trazer antes de construir algo para aquilo dar certo. Com um técnico desse nível, vamos dar tudo o que for possível a ele - declarou o cartola.

Em tempo: Caio Jr. falava muito em encerrar o jejum de 16 anos sem título brasileiro do clube, em resgatar a credibilidade pensando grande e criou uma esperança não correspondida. Oswaldo, no entanto, alega que para a filosofia dar certo é preciso ter respaldo. Ele citou como exemplo a aposta do Barcelona, que estabeleceu um novo padrão em virtude da continuidade e do investimento nas pessoas e na base.

- Quando vemos o que o Barcelona fez, dando referência a um trabalho de 30 anos, paramos para refletir, todos que estamos envolvidos com o futebol, sobre se não é mesmo o caminho a seguir. vamos receber uma Copa do Mundo, seria interessante que começássemos efetivamente a dar bons exemplos. Só a continuidade dá resultado. É logico que a competência vai ajudar, é decisiva, mas é fundamental que se valorize o profissional - destacou o técnico, em sua apresentação oficial, sexta-feira.

De palavras firmes e muitos sorrisos em seu início, Oswaldo desfilou educação e atenção em General Severiano. A empolgação o fez até pedir mais perguntas à imprensa.