Total de visualizações de página

Botafogo aposta na base para manter o futebol forte nos próximos anos

Presidente Maurício Assumpção diz que aprendeu a manter o carro chefe do clube em alta para trabalhar com tranquilidade em outras questões

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Candidatos á presidência do Botafogo - Maurício Assumpção (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) 
Maurício diz que terá 12 jogadores formados no clube
em 2012 (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
Uma das grandes preocupações do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, é com o futuro do clube. Mas ele tem consciência de que precisa ter um departamento de futebol forte para que as outras áreas possam ser reerguidas da mesma forma. Satisfeito com o trabalho feito nos seus três primeiros anos no cargo, ele foi reeleito em novembro para mais um triênio mais experiente e preocupado em manter o carro chefe sempre em alta.

No seu primeiro ano de mandato, Maurício percebeu que seria impossível trabalhar com tranqüilidade sem ter resultados em campo. O time passou o Campeonato Brasileiro daquele ano lutando para não ser rebaixado. A recuperação começou em 2010 com a conquista do Campeonato Carioca e uma boa campanha no Brasileiro.

- Algo que aprendi foi que o futebol tem que ser forte. Sofremos muito em 2009, com um cai não cai. Mas não poderia estourar o orçamento ou o clube não estaria vivo em 2010. Foi uma busca intensa pela qualificação do elenco. Não tínhamos jogadores da base que pudéssemos aproveitar numa reformulação. Agora, teremos 12 jogadores revelados no clube no elenco profissional. O Botafogo não pode mais se dar ao luxo de não investir na formação – afirmou Maurício Assumpção, em entrevista à “Rádio CBN”.

Para conseguir esse objetivo, o presidente contratou Oswaldo de Oliveira pensando em longo prazo. Sua ideia não era assinar um compromisso de apenas um ano, como aconteceu, pois ele escolheu o treinador para ter uma responsabilidade maior do que apenas comandar o time em campo.

- Quando conversei com o Oswaldo, disse a ele que queria um contrato de três anos, com um projeto maior. Disse a ele que o queria ver também na base, visitando o centro de treinamento, conversando com os treinadores, dando palestras. É o projeto de uma escola de futebol do Botafogo, com um novo CT. Mas ele preferiu assinar por um ano, renovável por mais um – revelou Maurício.

Os jogadores do Botafogo se reapresentam no dia 4 de janeiro, em General Severiano, e viaja no dia 14 para Saquarema, onde fará o complemento da pré-temporada. Entre os jovens do elenco, destaques para Vitinho e Jefferson, que brilharam na campanha que levou o time à semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 este ano.

- A gente faz um trabalho pensando nos próximos 10 anos, com a construção de determinadas questões que não dão resultado imediato. Recuperamos nosso patrimônio, devolvemos um projeto bonito ao Rio, na Enseada de Botafogo, que custou R$ 14 milhões, sem tirar um centavo do bolso. Nossa piscina é de primeiro mundo, com câmera subaquática. Se alguém não se preocupasse com isso agora, lamentaríamos em 10 anos pelas mesmas coisas – disse Maurício.