Total de visualizações de página

Repetição dos placares da última rodada do turno classificaria o Bota

Se combinação de resultados voltar a acontecer neste domingo, última rodada do campeonato, time conseguirá a vaga na Copa Libertadores

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Para quem é supersticioso e acredita em coincidências, como é tradição no Botafogo, a classificação para a Copa Libertadores já deixou de ser uma pequena esperança para se tornar uma grande possibilidade. A combinação de resultados necessária para o time alcançar o objetivo aconteceu apenas uma vez no Campeonato Brasileiro, justamente na última rodada do primeiro turno, que foi uma repetição dos confrontos do próximo domingo, apenas com o mando de campo invertido.

Para conseguir a vaga na Libertadores, o que não acontece desde a conquista do Brasileiro de 1995, o Botafogo precisa vencer o Fluminense, domingo, às 17h (de Brasília), em Volta Redonda. Todos os jogos serão no mesmo dia e horário. O time precisa ainda de tropeços de Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo nos confrontos com Atlético-PR, Grêmio, Avaí e Santos, respectivamente.

Resultados Botafogo Libertadores (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
Loco comemora gol sobre o Flu no primeiro turno. Ao lado, os placares de outros jogos da 19ª rodada. Se a história se repetir, Botafogo vai à Libertadores em 2012 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
No primeiro turno, O Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 1, enquanto Atlético-PR e Santos empataram seus jogos com Coritiba, no Couto Pereira, e São Paulo, na Vila Belmiro. No Olímpico, o Grêmio derrotou o Internacional, enquanto o Avaí conseguiu uma grande vitória sobre o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.

O maior problema do Botafogo está nos jogos de São Paulo, Figueirense e Internacional. Em Mogi Mirim, o Santos vai entrar em campo com uma escalação recheada de reservas, pensando na disputa do Mundial de Clubes, no Japão. Já no clássico de Florianópolis, o Avaí joga na Ressacada, mas já rebaixado para a Série B. No Beira Rio, o Grêmio entra em campo apenas para cumprir tabela, pois tem vaga na Copa Sul-Americana assegurada.

O único jogo em que os dois times ainda buscam resultado é o clássico paranaense. O Atlético-PR precisa desesperadamente de uma vitória para tentar se livrar do rebaixamento. Mesmo assim, ainda dependerá de uma derrota do Cruzeiro para o Atlético-MG e de um empate entre Ceará e Bahia.

A missão é complicada e os jogadores sabem disso. Para quem está há algum tempo no clube, a dificuldade sempre foi uma constante e a expectativa é de que o fim do Campeonato Brasileiro possa reservar algo de bom para o grupo depois de cinco derrotas consecutivas na competição.

- Nós erramos quando não poderíamos. Se você não quiser até o final, as coisas não caem do céu. A diretoria fez tudo pela gente e nós ficamos devendo. Os jogadores são os culpados. Mas ainda temos uma chance. Só depois do jogo com o Fluminense, quando acabarem as possibilidades, vou aceitar. Até lá, eu não desisto – afirmou o lateral-direito Alessandro.