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Botafogo estipula novo prazo para definir seu fornecedor: sexta-feira

Clube tem duas propostas na mão, mas Puma, favorita, causa impasse por conta de cláusula operacional. 'Plano B' deve entrar em ação, diz diretor

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Sergio Landau diretor do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM) 
Sérgio Landau deve escolher o plano B na sexta
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
 
Duas propostas na mão, uma vontade e um impasse. Este é o cenário do Botafogo em relação à definição de seu novo fornecedor de material esportivo. A Puma, favorita, vem conversando com o clube há meses, mas não consegue atingir um denominador comum, especialmente por causa de uma cláusula operacional. Assim, o chamado "plano B" da diretoria cresce e pode ser o anunciado no dia que já é tratado como o "deadline" para o caso: esta sexta-feira, véspera de Natal.
À frente do assunto, o diretor-executivo, Sérgio Landau, que sai de férias na semana que vem e acredita já ter esgotado os argumentos para acertar com a empresa alemã

- Não está fácil definir, já levamos ao presidente (Mauricio Assumpção), que concorda com o que estamos insistindo. É um detalhe operacional que causaria um transtorno, até semelhante ao que já tivemos, mas eles não entendem dessa forma e não se convencem. Em termos financeiros e de tempo de contrato, não vai haver problema, estamos satisfeitos. O interesse do Botafogo pela Puma é maior pelo projeto de marca, de valorização e identificação que buscamos, mais até do que o dinheiro. É uma estratégia a médio prazo sobre um nome que é muito aceito no mercado. E do outro lado, o plano B está com tudo pronto para nos atender - detalhou.

A tendência, portanto, é que a escolha seja pela empresa cujo nome é guardado a sete chaves. Mas sabe-se que não é tão difundida quanto as principais rivais da Puma, como a Nike, negada. Lotto e Reebok também já foram citadas como sondagens. O Botafogo trabalhava com a Fila, mas houve problema na entrega de uniformes para a base, e o slogan foi tampado com fita preta.

Segundo o clube, os valores de ambas as empresas oferecidos são semelhantes, não haveria perde nesse sentido. E o período de vínculo pode ser de três a cinco anos, preferência alvinegra. A pressa para ter tudo pronto logo, mesmo que o Campeonato Carioca só comece em um mês, é que, no momento, não há camisas do Glorioso à venda, apenas queima de estoques do antigo parceiro, o que prejudica a receita gradativamente. A possibilidade de o clube lançar uma franquia própria provisoriamente sequer foi considerada, de acordo com Landau.

Além da negociação com o novo fornecedor de material esportivo, também costura-se a renovação com os três principais patrocinadores. A preferência por João Fortes, Havoline e Guaraviton é justamente para evitar aventureiros como parceiros em 2012.