Figueirense busca reabilitação contra o Botafogo, que mira o G-4
Sem vencer há seis rodadas, time catarinense recebe nesta quarta-feira o Alvinegro carioca, que vem de dois triunfos consecutivos
Seis posições separam Figueirense e Botafogo na tabela do Brasileirão. Quando iniciarem o confronto desta quarta-feira, às 19h30m, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 14ª rodada, os alvinegros catarinense e carioca vão brigar para reduzir ou aumentar essa distância. O time da casa, em 12º, precisa quebrar um longo jejum de triunfos, e o visitante está de olho em uma vaga no G-4.
O Figueirense não conquista uma vitória há seis rodadas e, com 16 pontos, está a cinco da zona de rebaixamento. Além disso, os catarinenses veem a pressão aumentar pela série de três jogos seguindos sem um resultado positivo em seu estádio: dois empates e uma derrota.
Já o Botafogo chegou a Florianópolis em alta pelas duas vitórias seguidas, a última delas sobre o Cruzeiro em Sete Lagoas (MG). Em sexto lugar com 22 pontos e a apenas três da zona de classificação para a Libertadores, o time comandado por Caio Júnior promete ir em busca de mais um triunfo que, combinado a outros resultados da rodada, pode recolocá-lo no G-4 do Brasileirão.
O árbitro da partida será Wagner Reway (MT), auxiliado por Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT). O PFC exibe o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.
Figueirense: antes imbatível em casa - venceu as primeiras quatro partidas em seus domínios -, o Figueirense passa por um momento turbulento. O técnico Jorginho já tem seu trabalho questionado, o time não triunfa há seis jogos, sendo três no Scarpelli: dois empates (diante de Ceará e Grêmio) e uma derrota (para o Palmeiras). Bater o Botafogo é obrigação para o Figueira, que tem apenas cinco pontos de vantagem em relação ao Santos, o melhor colocado dentre os times da zona de rebaixamento.
Botafogo: a vitória sobre o Cruzeiro em Sete Lagoas, na última rodada, devolveu a confiança ao Botafogo. Assim, a equipe garante estar forte para mais um duelo fora de casa. Para o Alvinegro, os três pontos em Florianópolis podem significar a volta ao G-4, em caso de tropeço de seus rivais diretos.
Figueirense: Jorginho não conta Bruno, Pablo, Rhayner e Aloísio. O time deve ser o seguinte: Wilson, Coutinho, Édson, João Paulo e Juninho; Túlio, Ygor, Maicon (Fernandes) e Wilson Pittoni; Elias (Héber) e Júlio César.
Botafogo: o técnico Caio Júnior não fez mistério e confirmou que repetirá a equipe que venceu o Cruzeiro na última rodada. Portanto, o Botafogo deve entrar em campo com Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.
Figueirense: o lateral-direito Bruno, que se contundiu na partida contra o América-MG, não joga. Outro desfalque, este o mais importante, é o do atacante Aloísio, que torceu o tornozelo na derrota por 3 a 1 para o Bahia. O lateral-direito Pablo, que torceu o tornozelo esquerdo, também está fora.
Botafogo: Fábio Ferreira, Caio e Everton estão entregues ao departamento médico.
Botafogo: Somália.
Figueirense: apesar de ainda não ter brilhado em seu retorno ao Brasil, o meia Elias é perigoso nos chutes de fora da área e nas cobranças de falta. O jogador se destacou no Brasileiro de 2010, tendo seu ápice na vitória do Atlético-GO por 3 a 0 sobre o Palmeiras, no Pacaembu. Na oportunidade, ele marcou os três gols de sua equipe.
Botafogo: elogiado por Caio Júnior pelo seu desempenho diante do Cruzeiro, o lateral-esquerdo Cortês mostrou ser uma excelente saída para o ataque do Botafogo. Combinando velocidade e habilidade, o jogador costuma apoiar muito os homens de frente.
Ygor, volante do Figueirense: "A hora de vencer é essa, não podemos adiar mais. A gordura que acumulamos no início do campeonato já acabou, e os times que estavam lá embaixo já começaram a subir. E contamos muito com o apoio da nossa torcida. Os torcedores sabem que empenho e dedicação nunca faltaram."
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “O Figueirense tem um time difícil, rápido, com um bom conjunto, mesmo que não tenham jogadores consagrados. a prova disto é que mesmo não ganhando há seis jogos, continuam em uma posição intermediária. Temos que ter personalidade.”
* Na última vez que as duas equipes se enfrentaram no Estádio Orlando Scarpelli, o Botafogo levou a melhor, fazendo 2 a 1, em 2008. O volante Túlio, hoje defendendo a equipe catarinense, marcou um dos gols do time carioca na ocasião.
* O Figueirense leva vantagem sobre o Botafogo em confrontos pelo Brasileirão de pontos corridos. Desde 2003, foram dez confrontos, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota do time catarinense.
* O Figueirense leva vantagem sobre o Botafogo em confrontos pelo Brasileirão de pontos corridos. Desde 2003, foram dez confrontos, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota do time catarinense.
Os dois times se enfrentaram pela última vez no dia 30 de novembro de 2008, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de estar no Engenhão, foi o Figueirense que levou a melhor, vencendo por 3 a 1, com todos os gols marcados no segundo tempo. Diogo abriu o placar aos sete minutos e Jairo ampliou a vantagem aos 11. Alexandro deu a esperança do empata ao Botafogo, marcando aos 22, mas Tadeu selou o triunfo do Figueirense aos 36 minutos.