Total de visualizações de página

Botafogo supera vaias e apagão, vence o Grêmio e entra no G-4

Marcelo Mattos e Elkeson fazem os gols alvinegros do triunfo por 2 a 1 no segundo tempo, que tem também queda de energia no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Na sequência de três jogos no Engenhão, o saldo foi de sete pontos. Depois de bater o Coritiba e empatar com o Flamengo, o Botafogo superou os desfalques, as vaias e um apagão no estádio e venceu o Grêmio por 2 a 1 neste domingo. Marcelo Mattos, que pode ter feito seu último jogo com a camisa alvinegra, e Elkeson marcaram os gols alvinegros.

A partida ficou paralisada durante 20 minutos no segundo tempo por causa de uma queda de energia no estádio, a terceira neste ano. O gol do gremista Rafael Marques, já no fim, saiu aos 65 minutos.

O Botafogo, que não teve Jefferson, Loco Abreu, Cortês e Arévalo, deu um salto na tabela e entrou no G-4 do Campeonato Brasileiro, ficando com a quarta colocação, com 11 pontos. O Grêmio, que teve os desfalques de Victor, Fábio Rochemback, André Lima, Diego Clementino e Adílson, segue em situação delicada. Sem vencer há três rodadas, caiu para a 13ª colocação, com sete pontos.
Os dois times voltam a campo na quarta-feira. Às 21h50m, o Botafogo vai ao Morumbi enfrentar o líder São Paulo. O Grêmio recebe o Avaí, às 19h30m, no Olímpico. 

O caminho é pela esquerda
Foi o Botafogo que começou a partida comandando as ações ofensivas. Com forte marcação na saída de bola do Grêmio, o Alvinegro procurou sufocar o adversário, que entrou em campo com apenas um atacante. No entanto, o time de Caio Júnior insistia em armar jogadas pelo meio da defesa adversária, que, fechada, conseguia impedir maiores perigos.

Do lado direito, um debilitado Maicosuel - que no último sábado não treinou por causa de problemas estomacais - não mostrava a habitual velocidade na combinação de jogadas com Alessandro. Pela esquerda, Márcio Azevedo formava boa parceria com Everton, que mostrava ser a melhor saída do Botafogo para o ataque.

grêmio everton botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Everton teve boa atuação no 1º tempo, mas caiu de rendimento na etapa final (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
 
E foi das raras vezes que investiu pelo lado esquerdo que o Botafogo levou perigo ao Grêmio. Herrera e Maicosuel desperdiçaram boas oportunidades iniciadas pelo camisa 10. O Alvinegro deu nove chutes a gol no primeiro tempo, mas o Tricolor gaúcho mostrou maior eficiência, levando perigo nas três oportunidades que teve.

Diante da falta de eficiência do Botafogo, o Grêmio passou a aproveitar os espaços e quase marcou nos contra-ataques, mesmo com a saída de Marquinhos, machucado, e a marcação sob Douglas, principal homem de criação. Fernando teve uma chance frente a frente com Renan, mas o substituto de Jefferson - que está na Seleção Brasileira - fez grande defesa. Na sequência da jogada, depois de falha de Márcio Azevedo na marcação, Lúcio pegou de voleio, e Marcelo Mattos tirou quase em cima da linha.

Vaias, apagão e gols

Na volta do intervalo, o Grêmio, com poucas opções ofensivas, continuava apostando nos contra-ataques e quase marcou com William Magrão. O gol só não saiu porque Renan, mas uma vez de frente com um gremista, desdobrou-se no lance.
Irritada com a atuação do time, a torcida do Botafogo passou a vaiar. Caio Júnior fez modificações, que irritaram ainda mais os torcedores. Cidinho e Caio entraram nas vagas de Everton e Maicosuel.

Caio Júnior ouviu gritos de “burro”, mas as substituições surtiram efeito. Em seu primeiro lance, Cidinho forçou a expulsão de Fernando, que já tinha cartão amarelo. Com um a mais, o Botafogo voltou a mandar no jogo e chegou ao gol. Elkeson chutou com força, mas com direção errada. Marcelo Mattos, no reflexo, usou a cabeça e desviou a bola para a rede. A mesma torcida que vaiava passou a gritar “fica, fica”, uma vez que o volante tem contrato terminando no dia 30 e, suspenso, não enfrenta o São Paulo na quarta-feira.

O gol alvinegro veio seguido de um apagão. A falta de energia, porém, não apagou o ânimo botafoguense. Logo depois de o árbitro Jailson Macedo Freitas reiniciar o jogo, Elkeson  aproveitou o cruzamento de Caio, após linda jogada pela direita, e ampliou. Na comemoração, o meia tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.

Mesmo com um jogador a menos e em desvatagem no placar, o Grêmio ainda teve forças para buscar o gol de honra antes do apito final. Douglas cobrou falta, Renan rebateu para o meio da área. A bola bateu em Rafael Marques e foi para a rede, aos 65 minutos.

BOTAFOGO 2  X 1 GRÊMIO
Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Elkeson; Maicosuel (Caio) e Herrera. Marcelo Grohe, Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques, Neuton; Fernando, Willian Magrão, Lúcio, Marquinhos (Roberson), Douglas; Lins (Leandro).
Técnico: Caio Júnior Técnico: Renato Gaúcho
Data: 26/06/2011. Horário: 16h (de Brasília). Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Auxiliares: Adailton José de Jesus Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA).
Gols: Marcelo Mattos, aos 25, e Elkesen, aos 58, e Rafael Marques, aos 65 do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Marcelo Mattos, Elkeson, Caio (Botafogo); Mário Fernades (Grêmio).  Cartão Vermelho: Fernando (Grêmio)
Público pagante:10.433    Público presente: 13.983   Renda: R$ 235.895,00