Total de visualizações de página

Botafogo expulsa do quadro social o ex-presidente Bebeto de Freitas

Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro
  • Bebeto de Freitas foi expulso de quadro social do Botafogo e teve o título de sócio emérito cassado Bebeto de Freitas foi expulso de quadro social do Botafogo e teve o título de sócio emérito cassado
O ex-presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, foi expulso do quadro social do clube após decisão da junta de Julgamento e Recursos do clube. A decisão tem como base a auditoria do Conselho Deliberativo, que considerou irregular a prestação de contas referentes a 2008, seu último ano como mandatário alvinegro, que também teve cassado o título de sócio emérito.

Assim como seu advogado, Nélio Machado, Bebeto de Freitas não compareceu a sessão realizada na manhã desta terça-feira, em General Severiano. O ex-presidente alvinegro tem cinco dias para recorrer da decisão.
O caso começou quando o Conselho Fiscal fez uma auditoria, no início de 2009, pois a mesma apontava que o Botafogo realizou pagamentos em nomes de algumas empresas, cujos contratos não constam no clube. O ex-diretor financeiro Washington Neira era um dos principais acusados.

Oposição repudia a expulsão de Bebeto de Freitas

O Movimento Carlito Rocha (MCR), conhecido grupo político do Botafogo, divulgou uma nota nesta terça-feira repudiando a expulsão do ex-presidente do clube, Bebeto de Freitas, do quadro social. Segundo o MCR, o episódio foi um “triste exemplo histórico de intolerância política.”
 
Em reunião extraordinária, o Conselho Deliberativo do Botafogo reprovou, no dia 8 de junho, as contas do ano de 2008, quando o clube era presidido por Bebeto de Freitas. O ex-dirigente não conseguiu comprovar gastos que giravam em torno de R$ 1,5 milhão.

Na eleição, apenas dois conselheiros aprovaram o orçamento. Com isso, o processo foi encaminhado ao conselho diretor para avaliar quais medidas seriam tomadas.

Quando a denúncia foi formalizada, Bebeto negou todas as acusações e alegou que não houve qualquer irregularidade em sua prestação de contas.

Bebeto de Freitas foi presidente do Botafogo durante seis anos. Na primeira gestão, o dirigente ficou no cargo no triênio 2003/2004/2005. Na segunda, em 2006/2007/2008.