Total de visualizações de página

Roberto Carlos cobra punição da Fifa em novo caso de racismo

DE SÃO PAULO 

O novo caso de racismo enfrentado por Roberto Carlos na Rússia fez o lateral esquerdo reagir tanto em campo --ao deixar o jogo logo após uma banana ser atirada em sua direção-- quanto fora dele --ao cobrar da entidades máximas do futebol uma punição. 


"Espero que a Federação Russa, a Uefa [que rege o esporte na Europa] e a Fifa tenham a reação adequada para este incidente desagradável. Coisas assim não devem ser toleradas em países civilizados", disse o jogador do Anzhi ao 'Sport-Express', em entrevista reproduzida pelo site russo 'Sports'. 

Aos 44 minutos do segundo tempo da vitória de sua equipe sobre o Krylia Sovetov, em Samara, por 3 a 0, um torcedor atirou uma banana em campo, na direção do ex-jogador da seleção brasileira. 

"Estou indignado com o comportamento do torcedor que ofendeu não apenas a mim, mas a todos os jogadores presentes. E não apenas os jogadores, mas todo o futebol russo", completou. 

Imediatamente, Roberto Carlos conversou com o árbitro, foi abordado por outros jogadores e deixou o campo do Estádio Metallurg. O Anzhi já havia feito as três substituições permitidas à equipe. 

"Eu saí [de campo] de propósito, porque me senti desapontado e não tinha mais o desejo de permanecer no jogo. Acredite em mim, eu faria o mesmo se estivesse outro placar", respondeu Roberto Carlos. 

Ao deixar o campo em direção ao banco de reservas, o jogador se dirigiu aos torcedores da equipe adversária na arquibancada. 

"Eu levantei os dois dedos, lembrando que já é o segundo caso similar em um curto período de tempo que eu jogo na Rússia. Isso também me machuca muito porque a maioria das pessoas no país [Rússia] é acolhedora e benevolente com os jogadores, incluindo os estrangeiros. Mas, infelizmente, existem também esses idiotas", afirmou. 

No mesmo campeonato russo, na segunda rodada, na derrota para o Zenit, um torcedor também teve atitude semelhante, ao oferecer uma banana a Roberto Carlos enquanto era feita a cerimônia de abertura do jogo, próxima à arquibancada. 

O Anzhi, quarto colocado na competição, também conta com o atacante Diego Tardelli e o zagueiro João Carlos no elenco.
Apesar da indignação, Roberto Carlos disse que vai jogar a próxima partida, "Claro que vou. Eu devo pensar na equipe e nos torcedores acima de tudo", concluiu. 

A Rússia foi escolhida, no ano passado, como sede da Copa do Mundo de 2018. 

"Essa coisas nos causam indignação, e não podemos ser indiferentes a elas', afirmou o técnico do Anzhi, Gadzhi Gadzhiev.
'Roberto Carlos é um dos mais importantes nomes que já chegaram à Rússia para elevar o nível do campeonato e do interesse do público. Ele foi ofendido de uma forma absolutamente descarada. A punição será a mais severa possível', disse Sergey Fursenko, presidente da associação russa de futebol, de acordo com a "Sovetsky Sport". 


Divulgação/FC Anzhi 
Roberto Carlos comemora gol com Diego Tardelli contra o Rostov; clique na foto e veja galeria
Roberto Carlos comemora gol com Diego Tardelli contra o Rostov; clique na foto e veja galeria