Por Richard Souza
Rio de Janeiro
Maicosuel posa para fotos com torcedores: o Mago
(Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
É tempo de novos ídolos no Botafogo. Pelo menos sobram candidatos ao posto. O clube que tem nomes como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Manga, Jairzinho, Túlio Maravilha, entre outros, vê no grupo atual a possibilidade de renovar esta lista. Sem comparações, Jefferson, Maicosuel, Jobson, Herrera e Loco Abreu ganham cada vez mais espaço nos corações botafoguenses e, como consequência, mais responsabilidades. Jefferson, por exemplo, foi convocado por Mano Menezes para defender a Seleção Brasileira no amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10. É o reconhecimento pelo bom trabalho que tem feito no gol alvinegro, posição que passou por maus bocados antes de ele chegar.
Depois de momento difícil, Jobson reencontra o
carinho (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Maicosuel voltou ao clube com pompa e status de Mago. O departamento de marketing tem caprichado nas ações para aproveitar a relação de amor entre o meia e a torcida e aumentar suas receitas. Outro que está de volta é Jobson. O atacante deixou uma ótima impressão na reta final do Brasileirão do ano passado. No entanto, na mesma época, foi pego no exame antidoping por uso de cocaína. Suspenso por dois anos, conseguiu que a punição caísse para seis meses. Ele reestreou no mês passado e não demorou muito para deixar os alvinegros otimistas com dribles e gols. Foram três até agora. Nos dois casos, a admiração dos fãs é clara. Nesta terça-feira, eles foram cercados por torcedores após treino físico na praia do Leme cheios de pedidos por fotos e autógrafos.
Os gringos do Glorioso também são candidatos fortes. Raça, dedicação e gols. Se fizessem campanha, Herrera e Loco Abreu certamente usariam estas qualidades para montar suas plataformas. O argentino e o uruguaio chegaram ao clube nesta temporada e num curto espaço de tempo viraram xodós, especialmente pela entrega que demonstram em campo. É assim que pretendem marcar época em General Severiano.
- Sempre procuro fazer um bom trabalho e tento sempre melhorar. Sou muito agradecido pelo carinho dos torcedores do Botafogo, me faz sentir bem, me dá mais vontade de trabalhar. Só penso em fazer gols e ganhar títulos. Estou pensando neste ano de trabalho e quero levar o Botafogo a uma competição internacional, algo de que o time precisa – afirmou Herrera.
Loco Abreu é cercado por torcedores na praia do Leme (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Os reflexos do esforço são aplausos e elogios dos torcedores. Profissional da área de marketing e botafoguense, Eduardo Ribeiro lembra que Loco Abreu começou a ganhar fãs bem antes de entrar em campo. Resultado do estilo guerreiro do grandalhão.
- O cara é um ídolo. Aliás, era antes mesmo de começar a jogar – disse, durante o treino na praia.
Nesta temporada, a equipe comandada por Joel Santana conquistou o Campeonato Carioca e tenta melhorar sua classificação no Brasileiro. Atualmente, o Alvinegro está em 10º, com 15 pontos. O próximo compromisso será neste sábado, contra o Atlético-MG, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília).