Total de visualizações de página

Adaptado para Copa, Maracanã terá gramado menor que o da Vila Belmiro

Obras para o Mundial reduzirão o 'palco' do principal estádio do país, historicamente um dos mais espaçosos e queridos pelos jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro



O governo do Estado do Rio anunciou o resultado da licitação que definiu a empresa responsável pelas obras no Maracanã para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Além das melhorias de infraestrutura, uma mudança vai afetar substancialmente aquele que já foi considerado o maior estádio do mundo. Desde sua inauguração em 1950 (justamente para a realização da primeira Copa no país), esta será a primeira vez que o campo de jogo será reduzido, medida esta determinada pela Fifa, que padroniza os tamanhos dos gramados para o Mundial. A dimensão, atualmente de 110m de comprimento por 75m de largura, vai passar a ser de 105m por 68m.

As adequações à modernidade, inclusive, vêm gradativamente descaracterizando o Estádio Mário Filho. Por motivo de segurança e melhorias estruturais, ele já tivera sua capacidade de público reduzida para 82.238 espectadores. Em 1969, na vitória da Seleção Brasileira sobre o Paraguai por 1 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa de 70, comportou 195.513 presentes, recorde mundial que dificilmente será batido algum dia. Dentre as dezenas de reparos e melhorias até hoje, o estádio viu seu gramado ser reformado algumas vezes (como em 2005, quando foi rebaixado em 1,5m), mas agora, o ‘gigante’ terá seu palco reduzido.

O campo do Maracanã sempre foi um dos mais amplos do país, para satisfação dos jogadores habilidosos, que encontram mais espaço para jogar. Mas isso vai ficar, em breve, no passado. Na lembrança dos craques. Com a alteração, terá proporções menores que as da Vila Belmiro, inaugurada em 1916. Com a capacidade para 15.800 expectadores, o campo do estádio do Santos tem aproximadamente 106m por 70m.