Total de visualizações de página

Dunga chegou falando como técnico e foi demitido pelo site

CBF demite Dunga e toda a comissão técnica da seleção brasileira

O Globo


RIO - Poucas horas depois de Dunga desembarcar em Porto Alegre e dizer que seu destino na seleção brasileira estava nas mãos do presidente da CBF , Ricardo Teixeira, a entidade divulgou uma nota em seu site anunciando a demissão de toda a comissão técnica, encerrando especulações e as esperanças do agora ex-treinador do Brasil. Num comunicado seco, sem nem mesmo mencionar os títulos conquistados por Dunga ao longo de quase quatro anos no cargo, a CBF informou a destituição da comissão e disse que um novo grupo será anunciado no fim do mês.

"Encerrado o ciclo de trabalho que teve início em agosto de 2006, e que culminou com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul, a CBF comunica que está dispensada a comissão técnica da Seleção Brasileira. A nova comissão técnica será anunciada até o final deste mês de julho.", diz a íntegra da nota.

Junto com Dunga e seu auxiliar técnico, Jorginho, também deixam a seleção o médico José Luiz Runco, o preparador físico, Paulo Paixão, e o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan. O supervisor Américo Faria, que é funcionário da CBF, não será demitido, mas ganhará nova função na entidade, caso semelhante ao do administrador Guilherme Ribeiro.

O treinador mais cotado para assumir o cargo é Luiz Felipe Scolari, que em junho assinou com o Palmeiras e neste domingo, em entrevista à rádio Eldorado/ ESPN na África do Sul, garantiu que vai cumprir seu contrato com o clube, que termina em 2012 . Diante da declaração de Felipão, o nome do técnico do Corinthians, Mano Menezes, ganha força na CBF, informou em seu blog o colunista Renato Maurício Prado.

À frente da seleção, Dunga conquistou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e terminou em primeiro lugar nas Eliminatórias do Mundial. Os bons resultados, no entanto, não eram motivo de unanimidade. O futebol implantando pelo gaúcho na seleção era muito criticado por ser burocrático e não primar pela beleza. Em alguns jogos da seleção no Brasil pelas Eliminatórias da Copa, a equipe foi vaiada, como no empate em 0 a 0 com Bolívia no Engenhão. No empate com a Argentina (1 a 1), no Mineirão, logo no início das Eliminatórias, a torcida chegou a aplaudir o meia Messi. Depois, a seleção brasileira engrenou na competição, conquistou títulos e deu respaldo a Dunga para implantar seus métodos de trabalho até o fracasso na Copa.