Por Cahê Mota e Thiago Fernandes
Rio de Janeiro
Joel Santana comando treino do Botafogo
(Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Em um cenário normal, o lugar dos donos do espetáculo em um jogo de futebol é dentro de campo. Não será o que vai acontecer neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, quando Botafogo e Fluminense vão se enfrentar pela 11ª rodada do Brasileirão. Os protagonistas do clássico mais antigo do Rio de Janeiro estarão à beira do campo: Muricy Ramalho e Joel Santana.
Líder da competição, com 22 pontos, o Tricolor carioca vive mais do que a empolgação de estar na ponta da tabela após quatro anos – a última vez tinha sido na 8ª rodada em 2006. O torcedor promete comparecer em bom número para agradecer em alto e bom som a Muricy pela recusa de dirigir a Seleção Brasileira, após receber convite na última sexta-feira.
Do lado do Botafogo, o prestígio de Joel Santana já esteve mais em alta. Entretanto, diante da ausência do ídolo Maicosuel, que não teve a documentação regularizada para reestreia, o foco estará no folclórico treinador, que, inclusive, na última quinta-feira, garantiu saber quem seria o comandante do Brasil em 2014. Será que ele apostava em Muricy? Na tabela, o Glorioso é o 16º, com metade dos pontos do Flu: 11.
Muricy se preocupa com experiência de Joel
Apesar da liderança isolada conquistada com a vitória sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira, a tabela do Brasileirão esteve longe de ser o principal assunto nas Laranjeiras nos dias que antecederam ao clássico. Com o “vai, não vai” de Muricy para a Seleção, a ansiedade tomou conta do torcedor. No fim das contas, deu tudo certo e o treinador comanda a equipe normalmente neste domingo. Os tricolores preparam uma festa para homenagear o treinador durante o clássico. Um aperitivo já foi possível observar no último treino do Fluminense, nas Laranjeiras, quando 400 torcedores foram as Laranjeiras para cantar e comemorar: "Chora CBF, o sonho acabou. O Muricy é tricolor!".
Muricy no treino do Fluminense na sexta (Foto: AE)
Muricy, que não fala com a imprensa desde o convite de Ricardo Teixeira, comentou seu segundo clássico no Rio de Janeiro após o triunfo diante do Cruzeiro e se mostrou preocupado com o que Joel Santana pode armar para segurar o embalado Tricolor.
- O Joel é um grande treinador, muito experiente, sabe o que está fazendo, já trabalhou fora do país. Ele sabe os caminhos, está nisso há muitos anos. É pedreira. Além do bom time do Botafogo, o treinador dificulta também. Não vai ser fácil, não.
Para a partida, o Flu tem apenas um desfalque: Diguinho. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante deve dar lugar a Marquinho, uma vez que Valencia ainda não está regularizado, e Belletti não está 100% fisicamente. Outra novidade deve ser a estreia do Sheik Emerson, na vaga de Rodriguinho.
Festa para o Mago e busca pelo fim de jejuns
O torcedor botafoguense terá motivos para comemorar, pelo menos antes da partida, pois Maicosuel será apresentado como novo jogador do clube. Melhor atleta do Carioca de 2009, o meia era um sonho da torcida. Mas só fora de campo. Como a documentação não chegou a tempo, o Mago não poderá jogar.
Para a festa ficar completa, os torcedores do Botafogo esperam por uma vitória que quebraria dois jejuns: além de estar há sete jogos sem ganhar nenhuma partida do Brasileiro, o clube nunca venceu um clássico no Engenhão desde que ganhou a concessão do estádio.
No clube, a motivação para a partida é grande. Depois de arrancar um empate com o Palmeiras, após estar perdendo por 2 a 0 na casa do adversário, o time tem a chance de enfrentar o líder do campeonato dentro de seus domínios. Uma vitória neste pode dar o gás que o time precisa para voltar a lutar pelas primeiras posições.
- O time do Fluminense tem muita qualidade. Neste momento, é o melhor time do Brasileiro. Nada melhor do que uma vitória em cima do líder, que também é um rival estadual, para ganhar moral. Esperamos que o apoio do torcedor seja grande para isso – pede Marcelo Cordeiro.
O técnico Joel Santana terá dois desfalques para a partida: Fábio Ferreira e Jobson estão suspensos e não poderão entrar em campo. Danny Morais deve formar a zaga com Antonio Carlos e Fahel. Herrera, que volta após suspensão, joga no ataque ao lado de Caio.
BOTAFOGO x FLUMINENSE Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio.
Fernando Henrique, Gum, Leandro Euzébio e André Luis; Mariano, Marquinho, Diogo, Conca e Carlinhos; Emerson e Fred.
Técnico: Joel Santana Técnico: Muricy Ramalho
Local: Engenhão.
Data: 25/07/2010.
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ) e Marcelo Braz Mariano (RJ)
Transmissão: O Premiere transmite para todo Brasil no sistema pay-per-view
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM transmite a partida ao vivo, em tempo real, a partir das 18h (de Brasília).