Por Fred Huber e Thiago Lavinas
Rio de Janeiro
Mano Menezes em sua apresentação como técnico
da Seleção Brasileira (Foto: Ag. Estado)
No evento em que divulgou sua primeira lista de convocados como treinador da Seleção Brasileira, nesta segunda-feira, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, Mano Menezes comentou também sobre como será a formação da comissão técnica. Ele trabalhará ao lado de dois profissionais que estavam com ele no Corinthians: o auxiliar Sidney Lobo e o analista de desempenho Rafael Vieira.
A novidade será a contratação de um psicólogo, mas o nome ainda não está definido. A iniciativa foi tomada depois dos episódios de instabilidade de alguns jogadores brasileiros na Copa do Mundo, como a expulsão de Felipe Melo na partida contra a Holanda. Mano Menezes disse que também avalia como importante a figura de um coordenador técnico para o lugar de Américo Faria. Um dos cotados para a função é Carlos Alberto Parreira.
- Acho necessário para fazer o trabalho de elaboração do calendário e o acompanhamento de competições com especificidade de dados para dar embasamento ao trabalho - disse o comandante do Brasil.
Sobre o departamento médico, Mano disse que será escolhido um chefe, e que, posteriormente, este profissional será o responsável por montar sua equipe.
- Não gosto de ser o único a decidir sobre tudo. Não entendo de medicina esportiva. Melhor é escolher um chefe e aí ele monta a equipe. Elaborei um plano que vou mostrar ao presidente Ricardo Teixeira.
O primeiro desafio de Mano Menezes à frente da Seleção é o amistoso com os Estados Unidos, dia de agosto, em Nova Jersey.