por Marcelo Monteiro
A primeira lista elaborada por Mano Menezes para a Seleção Brasileira serviu para quebrar um jejum de um dos principais clubes na relação do selecionado. Exatamente o que mais cedeu atletas para o Brasil em Copas do Mundo: o Botafogo.
O goleiro Jefferson é o primeiro jogador do Alvinegro carioca chamado para defender a seleção nos últimos 12 anos. Os últimos representantes do clube foram dois atletas que já encerraram as carreiras: o atacante Bebeto e o zagueiro Gonçalves, que disputaram a Copa do Mundo de 98 quando atuavam pelo time da Estrela Solitária.
Apesar da longa ausência, o Botafogo segue liderando a lista de clubes que mais cederam jogadores para a seleção brasileira em Mundiais: 46, quatro a mais que o São Paulo, o segundo colocado.
Com o presença de Jefferson na relação para o amistoso contra os Estados Unidos – o único atleta de um clube carioca -, um outro time do Rio passa a registrar o maior intervalo sem jogadores convocados para a seleção (considerando os 12 principais de Rio, SP, RS e MG): o Vasco, que teve o meia Morais selecionado por Dunga em 2006. Desde então, o time de São Januário não contou mais com representantes na seleção.
Outra equipe que não teve convocados recentemente é o Fluminense. O último atleta do Tricolor carioca na seleção foi o zagueiro Thiago Silva, em 2008.