Total de visualizações de página

Dois casos de gripe suína fazem Colégio Santo Inácio supender as aulas

Gripe suína: 4.900 alunos do Colégio Santo Inácio têm aulas suspensas após casos da doença
RJTV, CBN e O Globo


RIO - As aulas de 4.900 alunos do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foram suspensas, por medida preventiva, devido a dois casos de gripe suína na tarde desta quarta-feira. As aulas só vão retornar no dia 2 de julho. Em todo o país, mais de 17 mil alunos estão sem aulas por causa da doença.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Pela manhã, apenas as aulas de 750 estudantes do Santo Inácio - que poderiam ter tido contato com os alunos contaminados - tinham sido canceladas. Segundo nota da direção do Santo Inácio, "mesmo não sendo esta a recomendação do Ministério da Saúde, durante a tarde, em nova reunião, a direção do colégio, por prudência, decidiu suspender as aulas de todas as séries do colégio". Porém, uma mãe do Santo Inácio disse que a pressão dos pais também foi importante para a decisão de suspensão total das aulas.

Os alunos contaminados são um adolescente de 14 anos, do 9º ano, e uma jovem de 15, do 1º ano do ensino médio. Um dos estudantes viajou para os EUA, e o outro teve contato com um primo que foi para o mesmo país. A jovem chegou a frequentar as aulas por três dias antes do diagnóstico. Há ainda dois casos suspeitos: uma menina de 12 anos, do 7º ano, irmã da jovem infectada; e um rapaz de 17, do 3º ano do ensino médio.

MEC: aulas suspensas em função da gripe suína terão que ser repostas
Mulher em quarentena por suspeita de gripe suína reclama de despreparo no atendimento em posto de saúde na Zona Sul

Na Escola Parque, na Gávea, também foi confirmado o diagnóstico da gripe suína em um aluno do 9º ano, mas as aulas não foram oficialmente suspensas. Ainda assim, muitos alunos estão faltando às aulas por conta própria. A família do paciente com a doença informou à escola na terça-feira e a escola enviou um comunicado aos pais nesta quarta-feira. Os colegas que tiveram contato com o estudante doente, em número não informado, estão isolados e não comparecem às aulas.

- Estou morrendo de medo - disse Ana Lúcia Rangel, mãe de uma aluna do 7º ano da Escola Parque. - Como acabou o período de provas dela, acho que vou ficar alguns dias sem mandar minha filha à escola.

São Paulo: Confirmada gripe suína em 4 a cada 10 pacientes submetidos a exame

São Paulo: Casos de alunos com gripe suína já levaram à suspensão de aulas em colégio e curso.

De acordo com o Ministério da Saúde, 65 novos casos foram confirmados ontem no país, sendo três no Rio. Com isso, o número de pessoas infectadas triplicou nos últimos cinco dias. Agora, o Brasil já tem 399 casos confirmados. A maior incidência ocorre em São Paulo (186), seguido de Minas Gerais (52) e do Rio (46). O ministério acompanha 310 casos suspeitos.

Mais cedo, antes da suspensão completa das aulas no Santo Inácio, o presidente do Grêmio Estudantil do colégio, Bruno Carvalho, questionou o porquê da suspensão parcial das aulas.

- A aluna do 1º ano com gripe suína faz parte do Grêmio e na quinta-feira à noite esteve, na reunião, com alunos dos 9º, 3º, 2º e 1º anos. Eu mesmo, que sou do 2º ano, depois de estar com ela, estive na escola na sexta e no sábado.

A escola já foi avisada sobre a reunião do Grêmio, mas respondeu que a orientação do Ministério da Saúde é a que a escola está adotando - disse Bruno.

Na Escola Parque, o restante das turmas funciona normalmente, segundo orientação do Centro de Vigilância Estratégica em Saúde (Cievs). O argumento é de que "não ocorreu contato dos demais alunos e funcionários com o aluno acometido nas 24 horas que precederam as primeiras manifestações clínicas, que ocorreram sábado à noite".

Passageiros com suspeita da gripe desembarcam no Rio

Na noite da terça-feira, seis passageiros que chegaram ao Rio num voo vindo de Miami, teriam apresentado sintomas da gripe suína durante o desembarque, às 22h45m . Eles foram examinados por funcionários da Anvisa e encaminhados, de ambulância, para um hospital.

Na terça-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que os brasileiros evitem viagens ao Chile e Argentina . Um dia depois, a presidente chilena, Michelle Bachelet, criticou a orientação do ministro , durante discurso na Organização Pan-americana da Saúde (Opas) em Washington.