Total de visualizações de página

Seedorf passa pelo teste de Moça Bonita: 'Já joguei em campo pior'

Meia procura eliminar preocupação de Oswaldo e jogadores em sua primeira vez no lado B do futebol carioca

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro


  
Seedorf conheceu na última quarta o lado B do futebol do Rio. Teve pela primeira vez a oportunidade de jogar em um estádio carioca que não fosse o Engenhão. Foi em Moça Bonita, na vitória por 4 a 0 do Botafogo sobre o Audax. Como a casa do Bangu tem instalações mais modestas do que a maioria dos palcos em que o holandês se acostumou a jogar, ele viveu experiências curiosas. O sorriso no rosto e bom humor, no entanto, continuaram a acompanhar o camisa 10, embora ele tenha se recusado a dar entrevistas.

Na chegada ao estádio, o ônibus foi estacionado na calçada em frente a um dos portões, e um isolamento foi feito para que os jogadores pudessem chegar até o vestiário - que foi reformado recentemente. Como não há área de aquecimento, os atletas fizeram o trabalho no gramado.

Como o técnico Oswaldo de Oliveira optou por não usar Seedorf como titular, o meia ficou até os 26 minutos do segundo tempo no banco de reservas. O alambrado fica colado ao campo, e tudo o que os torcedores falam os jogadores - e Oswaldo - podem escutar.

Seedorf Botafogo x Audax (Foto: Fred Huber) 
Com tranquilidade, Seedorf distribui autógrafos na
saída do estádio, ness quarta (Foto: Fred Huber)
 
 
Dessa vez, eram os torcedores do Audax que estavam ali por perto, mas nem por isso Seedorf ouviu hostilidades. Foi respeitado, aplaudido e respondeu com acenos e sorrisos. O mesmo aconteceu quando o craque foi se aquecer, pertinho da torcida.

Outra preocupação era como seria a adaptação do camisa 10 ao gramado irregular de Moça Bonita. No entanto, Oswaldo de Oliveira revelou uma conversa em que o jogador deixou todos mais tranquilos. Quando entrou, ele ignorou as dificuldades, teve boa participação novamente com belos passes e por pouco não fez um gol.

- Eu tinha uma preocupação com o campo, mas ele me falou assim: "Já joguei em campo pior na Itália. Não tem problema". Acho que ele foi bem na partida. Precisava dar ritmo a ele, queria que ele jogasse um pouco. Provavelmente ele inicia nosso próximo jogo (contra o Macaé, no domingo, no Moacyrzão).

Seedorf no banco de reservas do Botafogo contra o Audax (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo) 
 
Seedorf só entrou no time aos 26 minutos do segundo tempo (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)
 
Na saída da delegação alvinegra do estádio, mais assédio ao holandês, que deu muitos autógrafos e tirou fotografias antes de entrar rapidamente no ônibus. Do lado de fora, um grande grupo de torcedores, na maioria crianças, aguardava para ver Seedorf de perto.

Durante seus 20 anos de carreira, Seedorf defendeu também Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Inter de Milão, Milan e a seleção holandesa.

Seedorf Botafogo x Audax (Foto: Fred Huber) 
 
Seedorf aquece pertinho do alambrado: respeito da torcida rival (Foto: Fred Huber)

Seedorf Botafogo x Audax (Foto: Fred Huber) 
 
Na calçada, multidão aguarda passagem de Seedorf (Foto: Fred Huber)