Total de visualizações de página

Invicto diante do rival, Botafogo tenta consolidar liderança contra Resende

Após este jogo, Glorioso terá dez dias até o clássico com o Flamengo e deseja manter o ambiente favorável. Bota jamais perdeu para o Resende

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


No último jogo antes do carnaval, o Botafogo recebe o Resende nesta quinta-feira, às 19h30m, no Engenhão. O Glorioso, líder do Grupo A da Taça Guanabara, com 11 pontos, planeja uma vitória para manter a ponta e o clima favorável até o clássico com o Flamengo, na rodada seguinte, dia 17. O retrospecto é inspirador para o Bota, que nunca perdeu para o time sul-fluminense nos seis confrontos até hoje - cinco vitórias e um empate.

O Botafogo está entusiasmado depois da vitória sobre o Macaé, com direito a três gols de Seedorf, que está confirmado para esta quinta. Outra aposta alvinegra é a segurança de sua defesa, a melhor do Carioca com apenas dois gols sofridos. Nesta partida, a equipe não terá Lodeiro e Andrezinho. O primeiro está com a seleção uruguaia e o segundo tem um problema na coxa direita.

Se ainda quiser manter as remotas esperanças de conseguir uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara, restando três jogos para o fim da fase de classificação, o Resende precisará superar o Bota. Uma derrota, somada a êxitos de Fluminense e Audax, tira qualquer chance matemática de o time avançar no Grupo B. A aposta da equipe é no atacante Elias, que ainda não marcou na competição, mas foi eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012.

O árbitro da partida será Lenilton Rodrigues Gomes Junior, que terá Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia como auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, através do sistema pay-per-view, transmite para todo do Brasil.
header as escalações 2Botafogo: a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira terá apenas uma alteração em relação ao time que venceu o Macaé na última rodada. Lodeiro, à disposição da seleção uruguaia, dará lugar a Cidinho. Andrezinho voltaria ao time, mas está com dores na coxa direita. O Alvinegro entra em campo com: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Seedorf, Vitinho e Cidinho; Bruno Mendes.

Resende: o técnico Eduardo Allax vai manter o esquema com três zagueiros e só um atacante, adotado desde que o centroavante Acosta se lesionou, na segunda rodada. Elias será o único homem à frente, mas terá a aproximação frequente dos meias. O time deve ir a campo com a mesma formação dos últimos jogos, com Mauro, Dudu, Emerson e Marcelo; Fillipi Souza, Léo Silva, Marcel, Leo, Josemar e Thiago Silva; Elias.
quem esta fora (Foto: arte esporte)Botafogo: Andrezinho está com dores na coxa direita e não deve ser escalado. Gilberto e Renato seguem no departamento médico. Gabriel, André Bahia e Lucas Zen estão em fase de recondicionamento físico.
Resende: sem desfalques por suspensão, as únicas baixas continuam sendo por lesões. O volante Iuri e o atacante Acosta ainda estão no departamento médico e só devem voltar ao time na última rodada.
header fique de olho 2
Botafogo: depois de um ótimo desempenho contra o Audax e uma partida de altos e baixos contra o Macaé, o meia Vitinho terá mais uma oportunidade de mostrar serviço e se firmar na equipe.
Resende: com Acosta lesionado e Elias sem conseguir marcar, o meia Marcel assumiu a responsabilidade neste início de campeonato. Com a função de se aproximar mais do ataque, ele anotou três gols nas últimas rodadas, sendo um deles contra o Vasco.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Resende vem iniciando os jogos de uma forma diferente dos demais, com três zagueiros, seis no meio de campo e um na frente. Dificultam a ação do adversário e saem no contra-ataque. Já fizeram oito gols. Estamos atentos, observamos bastante e vamos fazer o melhor para tentar vencer a partida".

Eduardo Allax, técnico do Resende: "O Botafogo tem o conjunto mais entrosado do Carioca, pelo tempo de trabalho e manutenção da base. O problema não é furar a defesa deles, mas tentar dominar o jogo. O Botafogo é um time que pouco deixa jogar, controla muito bem a posse de bola, com muita movimentação, e por isso não deixa o adversário criar muita oportunidade. É tentar impedir esse jogo envolvente do meio de campo e contar com uma noite inspirada do Elias, que ainda não fez gol no Carioca".

header números e curiosidades
* Esta será a sétima vez que Botafogo e Resende se enfrentam na história. Nos seis primeiros confrontos, todos válidos pelo Carioca, foram cinco vitórias alvinegras e um empate.
* O duelo mais importante entre as equipes foi a final da Taça Guanabara de 2009, vencida pelo Botafogo por 3 a 0, no Maracanã, para um público de mais de 72 mil presentes. Os gols foram marcados por Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel.

* Na última temporada, o Botafogo jogou no Engenhão 39 vezes e teve 18 vitórias, dez empates e 11 derrotas. Foram 72 gols marcados e 44 sofridos.

* Campeão da Segunda Divisão carioca em 2007, o Resende disputa sua sexta temporada na elite. No ano passado, a equipe terminou a competição no quinto lugar com 25 pontos, atrás apenas dos quatro grandes.


header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

Na última vez que os dois clubes se encontraram, dia 22 de janeiro do ano passado, o Botafogo venceu por 3 a 1, no Engenhão, para um público de 8.238 pessoas. Os gols alvinegros foram marcados por Loco Abreu, duas vezes, e Maicosuel. Emerson descontou. O Glorioso, do técnico Oswaldo de Oliveira, entrou em campo com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho (Felipe Menezes) e Elkeson (Herrera); Loco Abreu. O Resende, do treinador Paulo Campos, jogou com: Mauro; Welinton, Facundo Gomez, Filipe Machado e Kim; Léo Silva, Emerson (Iuri), Marcel e Hiroshi (Valdeir); Elias (Léo) e Marcelo Régis.