Total de visualizações de página

Botafogo joga para resgatar a presença da torcida no Engenhão

Recorde do clube este ano é de apenas 7.367 pagantes no clássico com o Fluminense e e expectativa é de que marca suba contra o Flamengo

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Oswaldo de Oliveira comanda treino do Botafogo
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
 
O Botafogo ainda não conseguiu levar um grande público ao estádio esse ano. O maior deles foi no clássico com o Fluminense, quando 7.367 pessoas pagaram para assistir ao empate em 1 a 1. A relação entre time, treinador e torcida tem melhorado com o passar do tempo, apesar de a presença no Engenhão não correesponder às expectativas da diretoria.

Na vitória por 4 a 2 sobre o Resende, mesmo com o time sendo derrotado por 2 a 0, os protestos não aconteceram contra o time nem Oswaldo de Oliveira. Pelo contrário. Com o gol de Seedorf no fim do primeiro tempo, que diminuiu a vantagem do adversário, o apoio foi grande para a virada.

- Não só em clássicos, mas em todos os jogos, a participação da torcida é importante. A transpiração acontece de fora para dentro e é o que motiva o jogador, faz se superar em um momento de dificuldade. Não conheço equipe vencedora que não tivesse apoio incondicional de sua torcida - disse Oswaldo.

Pouco antes do jogo com o Resende, a diretoria do Botafogo havia divulgado um vídeo no qual Oswaldo de Oliveira esbraveja depois do clássico com o Fluminense, pedindo que os seus jogadores fossem duros e não aceitassem desaforo. A repercussão do caso ajudou a mudar a imagem do treinador, antes tido como passivo pelos torcedores.

Oswaldo não se alonga sobre o caso. Ele prefere do respeito com o qual é tratado pelos torcedores nas ruas. Sempre deixou claro que os protestos eram ouvidos por ele apenas no estádio por um grupo determinado de torcedores e não pela maioria dos alvinegros.

- No dia a dia, também procuro tratar as pessoas com respeito e consideração. Fazemos questão de cultivar e regar todos os dias - afirmou Oswaldo.