Total de visualizações de página

Bolívar dá sua receita contra Rafinha: 'Não pode deixar pensar'

Zagueiro do Botafogo afirma que vem acompanhando jogos do rival de domingo e diz que atacante do Flamengo pode se tornar um dos melhores do Brasil

 

  Por Vicente Seda - Rio de Janeiro
 
 
 
Depois da folga desde sábado para que os jogadores pudessem aproveitar pelo menos parte do carnaval, o zagueiro Bolívar deixou claro que o momento de descanso já acabou. Perguntado sobre o destaque do rival do próximo domingo, o Flamengo, o defensor deu a sua receita para não deixar Rafinha decidir. Segundo Bolívar, o Botafogo tem de reduzir os espaços do ataque rubro-negro, para não deixar que use a principal arma, a velocidade. O zagueiro concedeu entrevista coletiva ao lado do seu filho, Thales, de 12 anos, que quer seguir a carreira do pai, mas como meia.

O zagueiro afirmou que o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não passou ao grupo orientações sobre posicionamento em relação ao ataque do rival para o clássico de domingo, mas disse que já vem acompanhando os jogos de Rafinha. Ele elogiou também o técnico Dorival Júnior, com quem trabalhou no Internacional.

- O Oswaldo não passou nada ainda, a gente está acompanhando, vendo os jogos dos adversários. O ataque do Flamengo é muito poderoso, tem jogadores de velocidade, o Hernane. A gente tem de ter atenção com esses jogadores. Como o Botafogo, o Flamengo manteve a base de 2012, isso ajuda. E o Dorival também, que é um cara por quem tenho uma admiração muito grande, muito competente, então temos de ter atenção.

Questionado especificamente sobre Rafinha, Bolívar disse acreditar que o jovem rubro-negro pode se tornar um dos melhores do Brasil. Para ele, o melhor jeito de parar o atacante é reduzir o espaço.

- Temos de diminuir os espaços, a gente sabe da qualidade dele, vem crescendo, a gente fica feliz porque o futebol brasileiro sempre revela bons jogadores. Se mantiver a cabeça no lugar, será um dos melhores no Brasil. Tem de encurtar os espaços, não deixar no mano a mano porque é muito rápido, e não deixar virar também para fazer esse mano a mano. Não pode deixar pensar.

O jogador comentou sobre o trabalho físico comandado pelo preparador Ricardo Henrique realizado nesta terça-feira de carnaval, debaixo de sol forte no campo anexo do Engenhão.

- Logo depois desse intervalo, dessa pequena folga, é sempre importante trabalhar a parte física. Ficamos dois dias e meio parados, então temos de retomar rápido porque temos uma partida importante no domingo. Esses treinos físicos é que dão sustentação para um clássico como o do fim de semana.

Perguntando sobre folia, o zagueiro disse que preferiu descansar.

- Ffiquei aproveitando com a família, em casa. Fui à praia, ainda não tinha conseguido. O pessoal até brincou que eu trouxe chuva para o Rio. Mas esses dias deu para aproveitar.