Botafogo vence o Corinthians em Pacaembu lotado
No primeiro tempo, Loco Abreu e Maicosuel fazem os dois gols da vitória do Fogão, que ainda teve gol legítimo anulado
Loco Abreu e Maicosuel comemoram o primeiro gol da vitória do Botafogo (Foto: Miguel Schincariol)
LANCEPRESS!
São Paulo (SP)
São Paulo (SP)
Em Pacaembu lotado, o Botafogo surpreendeu o Corinthians e conseguiu vitória por 2 a 0. A derrota pode fazer o Corinthians perder a liderança do Brasileirão. O Fogão não tomou conhecimento do Pacaembu lotado e fez dois gols na primeira etapa, com Loco Abreu e Maicousuel.
Com o resultado, o Corinthians mantém a liderança do Brasileirão, com 51 pontos, um a mais que o Vasco, vice-líder. O Gigante da Colina, por sinal, é a única equipe que separa Timão e Botafogo na tabela. O Fogão é o terceiro colocado, com 49 pontos, e, assim como o Vasco, 50 pontos, tem um jogo a menos que o Corinthians.
Fiel joga, Corinthians não. Fogão aproveita
O Pacaembu lotado e a liderança na classificação não conseguiram fazer com que o Corinthians impusesse um domínio sobre o Botafogo no primeiro tempo. Apesar da condição favorável, eram os cariocas que criavam as principais chances de gol na partida.
Aos quatro minutos, o árbitro anulou gol legítimo do Botafogo. Após falta cobrada por Felipe Menezes, Fábio Ferreira, em posição legal, tocou para Marcelo Mattos, que empurrou para as redes e fez o que teria sido o primeiro gol do jogo.
O tento anulado do Fogão mexeu com os brios da equipe que, literalmente, empatou o jogo na loucura. Após cruzamento de Elkeson, a bola desviou em Moradei e sobrou para o sempre decisivo Loco Abreu, que fez o gol de cabeça.
Nem a desvantagem no placar fez com que o Corinthians melhorasse no jogo. O esquema tátcio do Botafogo travava o Corinthians, que não conseguia criar chances e assistia Jorge Henrique e Willian inoperantes na linha de frente.
Com uma maior posse de bola, o gol do Botafogo parecia questão de tempo. E foi. Aos 33 minutos, novamente Moradei jogou contra o próprio patrimônio. Maicosuel arriscou de longe e a bola desviou no volante corintiano antes de balançar as redes.
No fim, o Botafogo parecia perto de fazer o terceiro, explorando os contra-ataques com os meias Felipe Menezes e Elkeson. O apito do fim do primeiro tempo certamente foi um alívio para Tite e seus comandados, acuados em pleno Pacaembu lotado.
Não era o dia do Corinthians!
O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma equipe que terminou o primeiro, mas a postura era claramente diferente. As chances, finalmente, começaram a aparecer. Antes dos dez minutos, Paulinho, duas vezes, e Leandro Castán tiveram as finzalizações travadas por Marcelo Mattos.
E a cada minuto que passava, o cenário da partida melhorava para o Corinthians. Aos 14 minutos, Cortês foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Na cobrança de falta, Alex acertou o travessão e, no lance seguinte, Adriano Imperador entrou em campo.
O Pacaembu veio abaixo com a entrada do atacante e com as chances que o Corinthians criava, mas o gol não saía. Adriano, de cabeça, Alex, em chute de longe, e Ramírez, cara a cara com Renan, perderam chances claras de gol.
No Dia das Crianças apenas uma certeza no Pacaembu: não era dia de Corinthians.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 16h. As duas equipes enfrentam equipes ameaçadas pelo rebaixamento. O Botafogo recebe o Atlético-PR (18º), no Engenhão. Já o Corinthians visita o Cruzeiro, na Arena do Jacaré (16º).
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BOTAFOGO
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 12/11/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 1.097.396 / 32.450 pagantes
Cartões amarelos: Jorge Henrique (COR); Cortês e Alessandro (BOT)
Cartões vermelhos: Cortês, 14'/2ºT (BOT)
Gols: Loco Abreu, 11'/1ºT (0-1); Maicosuel, 33'/1ºT (0-2)
Data/hora: 12/11/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 1.097.396 / 32.450 pagantes
Cartões amarelos: Jorge Henrique (COR); Cortês e Alessandro (BOT)
Cartões vermelhos: Cortês, 14'/2ºT (BOT)
Gols: Loco Abreu, 11'/1ºT (0-1); Maicosuel, 33'/1ºT (0-2)
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro (Luis Ramírez, 36'/2ºT), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos (Welder, 27'/1ºT); Moradei (Adriano, 17'/2ºT), Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Willian. Técnico: Tite.
BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Bruno Tiago, 33'/2ºT) e Elkeson (Herrera, 23'/2ºT); Felipe Menezes (Gustavo, 19'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.