Total de visualizações de página

Botafogo busca a liderança diante de um desesperado Atlético-PR

Confronto marca o encontro entre a 3ª melhor defesa do Brasileiro contra o pior ataque, até o início da rodada. Diferença entre os times é de 21 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Botafogo e Atlético-PR realizam neste domingo, às 16h, no Engenhão, o confronto entre equipes que estão em situações opostas em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, terceiro colocado, recebe o Furacão, terceira pior campanha, no retorno do Glorioso ao estádio onde conseguiu o melhor aproveitamento como mandante da competição. Já o adversário só conquistou duas vitórias fora de seus domínios. O embate também marca o duelo entre a terceira melhor defesa da competição (Bota) e o pior ataque (Furacão).

Embalado pela vitória diante do líder Corinthians, o time carioca tem a chance de terminar a rodada na liderança. Para isso, precisa vencer o Rubro-Negro e torcer por tropeços de Timão e Vasco. Em contrapartida, o Furacão continua na zona do rebaixamento mesmo que apronte no Rio.
antonio carlos botafogo marcinho atlético-pr (Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)Botafogo de Antônio Carlos recebe o Atlético-PR de Marcinho (Foto: Geraldo Bubniak/Agância Estado)
 
Sem Cortês, expulso contra o Corinthians, Everton é o titular na lateral-esquerda. Já Antônio Lopes terá mais problemas: o treinador não poderá contar com o atacante Guerrón, suspenso, e o lateral Paulinho, os volantes Paulo Roberto e Kleberson e o meia Branquinho, lesionados.

O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida para todo o Brasil, que também terá a transmissão do Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
header as escalações 2
Botafogo: sem ninguém no departamento médico, o único problema do técnico Caio Júnior está na lateral-esquerda. Cortês, suspenso, será o desfalque. Everton será o titular. No gol, Jefferson retorna após passagem pela Seleção Brasileira. Na lateral-direita, Lucas deve voltar na vaga de Alessandro, assim como Herrera, no ataque, no lugar de Felipe Menezes. Com isso, a provável formação terá Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Everton; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu.

Atlético-PR: Antônio Lopes promove duas mudanças em relação ao empate com o Vasco. Para o lugar do equatoriano Guerrón, suspenso, o técnico escala o volante Marcelo Oliveira. Já na defesa, Manoel volta e entra no lugar de Rafael Santos. Dessa forma, o Furacão terá Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Gustavo Araújo e Heracles; Deivid, Renan Foguinho, Marcelo Oliveira, Paulo Baier e Marcinho; Morro García.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Cortês, expulso contra o Corinthians, cumpre suspensão. Cidinho e Lucas Zen estão com a Seleção sub-20, que disputará o Pan de Guadalajara (México).

Atlético-PR: além do atacante Guerrón, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o técnico rubro-negro não terá o lateral Paulinho, os volantes Paulo Roberto e Kleberson, o meia Branquinho e o atacante Nieto, todos em recuperação no departamento médico.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Alessandro, Caio, Marcelo Mattos, Renato, Somália e Thiago Galhardo.
Atlético-PR: Cléber Santana, Marcelo Oliveira, Morro Garcia, Nieto, Paulo Baier, Renan Rocha e Rodriguinho.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O aspirante ao quadro da Fifa Nielson Nogueira Dias (PE) apita a partida, auxiliado por Jossemmar Diniz Moutinho (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE). Ao todo, Nielson Nogueira participou de sete jogos, mostrou 33 cartões amarelos (média de 4,7) e um vermelho (média de 0,1), marcou 240 faltas (média de 34,2) e seis pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos que Nielson mostrou, 14 foram para mandantes e 19 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos do Atlético-PR e apenas um dos cariocas na Série A deste ano: Botafogo 2 x 1 Avaí, pela 12ª rodada.

header fique de olho 2
 
Botafogo: o ataque conta com a boa fase de Loco Abreu, que costuma aparecer em momentos de decisão. O uruguaio é o artilheiro do time na competição, com nove gols.
Atlético-PR: mesmo após a notícia de que foi pego no exame antidoping na época em defendia o Nacional-URU, o atacante Morro García - que marcou os únicos dois gols pelo Furacão justamente sobre o Botafogo, no primeiro turno - está confirmado como titular.
 
header o que eles disseramMaicosuel, meia do Botafogo: "Muitos podem achar que é demagogia falar, mas a gente sabe que todos os jogos são muito difíceis. Independentemente de estarem na zona de rebaixamento ou brigando pelo título vai ser complicado assim como foi contra o Bahia aqui. Eles estão na situação que estão, mas acho que não tem time para estar brigando ali".
Antônio Lopes, técnico do Atlético-PR: "Nós conversamos (depois do empate com o Vasco) como a gente conversa sempre. A gente sempre faz uma conversa para abordar todos os assuntos do jogo. O Atlético-PR ainda tem condições de alcançar esse objetivo, que é sair da zona de rebaixamento".
* O Atlético-PR não perde para o Botafogo dentro do Campeonato Brasileiro há 3 anos (ou 6 jogos). A última vitória dos cariocas aconteceu no dia 3 de agosto de 2008, pelo 1º turno do Brasileiro daquele ano: 3 a 0, na Arena da Baixada). De lá para cá foram quatro vitórias do Furacão e dois empates.
* O confronto entre Botafogo e Atlético-PR em Brasileiros possui uma peculiaridade: dos 29 jogos, com exceção dos 5 empates e das vitórias atleticanas por 3 a 1 em 2001 e 3 a 2 em 2010, quem abriu o marcador, ganhou o jogo.
* Com apenas 29 gols marcados, o Furacão tem o pior ataque deste Brasileiro e é a única equipe que ainda não atingiu a marca de 30 gols na competição. Já o Botafogo marcou 44 gols em 28 partidas disputadas e tem um jogo a menos.

header último confronto v2
Em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR derrotou o Botafogo por 2 a 1, na Arena da Baixada, no último dia 23 de julho. Morro Garcia, duas vezes, marcou a equipe paranaense, Alex descontou para o Alvinegro. Aquela fora a primeira vitória do Rubro-Negro na competição e a única vez, até agora, que o atacante uruguaio balançou a rede adversária vestindo a camisa do Furacão.