Total de visualizações de página

Bota x Bahia marca duelo entre filhos e 'Papai' Joel na busca pela vitória

Precisando se recuperar, Glorioso encara o Tricolor que, em ascensão, é a pedra no sapato dos times cariocas neste Campeonato Brasileiro

Por Thiago Fernandes e Raphael Carneiro Rio de Janeiro
 
São Januário será palco de um interessante duelo neste sábado. De um lado, "Papai" Joel, que vive grande fase no Bahia. Do outro, os “seus filhos” do Botafogo, clube que o treinador comandou até o início deste ano e no qual criou muitas amizades. Mas, a partir das 18h (horário de Brasília), o carinho dará lugar à batalha por três importantes pontos na reta final do Brasileirão.
Por conta da convocação de Loco Abreu e da suspensão de Herrera, Joel vai encarar duas de suas crias no futebol alvinegro. Caio, o talismã, foi lançado pelo treinador durante o Estadual de 2010 e logo ganhou destaque. Entre uma briguinha e outra por jogar fora de posição, o atacante guardou carinho pelo técnico. Ao seu lado terá o “irmãozinho” Alex, outro lançado por Joel e com quem tem forte vínculo de amizade desde as categorias de base do clube. A dupla prometeu “bagunçar a casa toda do Papai" para manter o Botafogo na cola de São Paulo, Corinthians e Vasco, os três primeiros colocados.

Mas Joel Santana não pretende facilitar as coisas para suas crias. Em bom momento após as três vitórias em quatro jogos, o Bahia deixou a zona de rebaixamento e já mira uma vaga na Sul-Americana. A equipe está em 14º lugar, com 33 pontos. Desses, 12 foram conquistados contra equipes cariocas. Neste Brasileiro, o Tricolor ainda não sabe o que é perder para um time do Rio. Foram três vitórias (duas sobre o Flu e uma sobre o Fla) e três empates (com Fla, Vasco e Botafogo).

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. O canal Premiere 1 e o PFC Internacional exibem o jogo no sistema pay-per-view.

header as escalações 2Botafogo: o técnico Caio Júnior não vai poder contar com Jefferson e Loco Abreu, que estão com suas seleções, e com Herrera, suspenso. Com isso, a equipe que vai entrar em campo é a seguinte: Renan, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Caio e Alex.

Bahia: ao longo da semana, o técnico Joel Santana fez três treinos táticos com três formações diferentes, mas não confirmou o time que enfrentará o Botafogo. Sua principal dúvida está no meio de campo: Lulinha e Camacho disputam uma vaga. Assim, a escalação do Bahia deve ser a seguinte: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Hélder, Lulinha (Camacho) e Maranhão; Reinaldo e Júnior.

Botafogo: Jefferson, Loco, Lucas Zen e Cidinho estão a serviço de suas seleções. Herrera está suspenso.
quem esta fora (Foto: arte esporte)Bahia: Ávine e Carlos Alberto, machucados, e Fabinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Lucas, Renato, Somália e Thiago Galhardo.

Bahia
: Ávine, Marcos e Ricardinho.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O aspirante ao quadro da Fifa Francisco Carlos Nascimento (AL) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Altemir Hausmann (Fifa/RS). Ao todo, Francisco Nascimento participou de dez jogos, aplicou 62 cartões amarelos (média de 6,2) e 10 vermelhos (média de um), marcou 351 faltas (média de 35,1) e cinco pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 23 foram para mandantes e 39 para visitantes.
O árbitro foi o que mais aplicou vermelhos, sendo sete para visitantes, três deles para o Ceará na partida do último fim de semana contra o Atlético-MG. Ele ainda não apitou jogos do Bahia. Do Alvinegro, foram dois: Botafogo 3 x 1 Coritiba, pela quarta rodada, e Botafogo 3 x 1 Palmeiras, pela 20ª rodada.

header fique de olho 2
Botafogo: Caio voltou ao time jogando bem, após lesão no tornozelo. O garoto promete muito empenho para mostrar que pode ser titular do Botafogo e para dar um “presente de grego” ao "Papai" Joel.
Bahia: Maranhão terá a oportunidade de jogar pela primeira vez em sua posição de origem nesta Série A do Campeonato Brasileiro. Posicionado praticamente como um ponta, o meia prometeu ir para a cima da zaga adversária e não descartou repetir o "chute no vácuo", que fez no primeiro turno contra o Botafogo e acabou machucando o ombro.
 
header o que eles disseramAntônio Carlos, zagueiro do Botafogo: “Podemos chegar até na segunda colocação se vencermos. Com isso que temos de estar preocupados. Vai ser um jogo para o Caio mostrar serviço, o Alex mostrar serviço. Conquistar a vitória será importante para que a gente possa brigar pelo título no fim do ano”.
Titi, zagueiro do Bahia: "Sabemos da dificuldade de jogar na casa dos adversários, mas temos conseguido boas partidas. No entanto, ainda estamos muito longe de nosso objetivo. Para esse jogo, sabemos que temos que ir lá com empenho total”.

* Faz dez anos que Bahia e Botafogo não se enfrentam no Rio de Janeiro e é a primeira vez em São Januário. A última vez que as duas equipes se enfrentaram no Rio foi em 9 de agosto de 2001. Na oportunidade, em partida disputada no Maracanã e válida pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu por 3 a 2, gols de Rodrigo (2) e Taílson, descontando Preto Casagrande e Nonato para a equipe baiana.

* Na história do Brasileirão, Bahia e Botafogo se enfrentaram 12 vezes no Rio de Janeiro, sendo oito vezes no Maracanã e quatro vezes no Caio Martins. Nesses 12 confrontos, o Botafogo obteve quatro vitórias e o Bahia duas vitórias. Os demais seis jogos terminaram empatados. Nos gols marcados, vantagem carioca, com 17 gols marcados contra 12 do Bahia.

* Computando todas as competições e amistosos, Botafogo e Bahia já se enfrentaram em 49 oportunidades, com equilíbrio. Foram 17 vitórias do Botafogo, 18 empates e 14 vitórias do Bahia. O Bota marcou 53 gols e o Bahia, 44.









header último confronto v2


Em 11 de julho, em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Bahia e Botafogo empataram em 1 a 1, no Pituaçu. Elkeson, ex-jogador do Vitória, principal rival do Tricolor de Salvador, abriu o maracador em bela cobrança de falta no primeiro tempo. E na comemoração provocou os torcedores do Bahia.

Na segunda etapa, Fahel, ex-volante do Alvinegro carioca, empatou com um gol de cabeça.