Total de visualizações de página

Analistas concordam com saída de Adilson, mas não veem substituto

Após derrota para o Atlético-GO, técnico do São Paulo é demitido. Vasco, Corinthians, Botafogo e Fluminense vencem e embolam o topo da tabela

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, nove venceram na 30ª rodada. O São Paulo, único a perder, foi derrotado por 3 a 0 pelo Atlético-GO e viu o sonho de ser campeão brasileiro pela sétima vez ficar cada vez mais longe. Após o sexto jogo sem vitória, o técnico Adilson Batista foi demitido do Tricolor. Com o resultado, a equipe paulista está fora da zona de classificação da Libertadores, em sexto lugar, com 48 pontos. Já o Atlético-GO subiu para décimo, com 42 pontos.

No Engenhão, o Botafogo venceu o Atlético-PR por 2 a 0 e empolgou a torcida. Com um jogo a menos, o Alvinegro está com 52 pontos, a dois do Corinthians. Se vencer o Santos, na próxima quarta-feira, a equipe carioca chega à liderança isolada do torneio. O Furacão continua com 28 pontos, na 18ª colocação, na zona de rebaixamento.

Líder do campeonato, o Corinthians bateu o Cruzeiro por 1 a 0 e se manteve no topo da tabela. Montillo perdeu um pênalti para a Raposa e a equipe mineira é a primeira fora da zona de rebaixamento, com 31 pontos. O Timão está com 54, na liderança do campeonato.

Com show de Fred, o Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Canindé. O atacante fez os dois gols da partida e marcou cinco nos últimos dois jogos. Com a vitória, a oitava em onze jogos do returno, o Tricolor está na quinta posição, na zona de classificação para a Libertadores, com 50 pontos. A cinco jogos sem vencer, o Verdão continua com 41 pontos, na 12ª colocação.

Em São Januário, em 20 minutos, Vasco fez dois gols e venceu facilmente o Atlético-MG. Com o triunfo, a equipe cruz-maltina segue na segunda colocação, com 54 pontos, o mesmo número do líder Corinthians, mas com uma vitória a menos. O Galo segue na luta contra o rebaixamento, na 17ª colocação, com 30 pontos.

Sem Neymar, suspenso na rodada anterior, o Santos perdeu para o Grêmio por 1 a 0, na Vila Belmiro. A vitória magra garantiu três pontos para o Grêmio, que agora está com 42, na nona posição. O Santos ficou com a 13ª posição, com 38 pontos.
De virada, o Internacional venceu o Avaí, no Beira-Rio, por 4 a 2. D'Alessandro foi o nome da partida depois de fazer dois gols e dar uma assistência. Após a vitória, o Colorado mantém viva as chances de classificação para a Libertadores, na sétima colocação, com 47 pontos. O Avaí, com 26 pontos, é o penúltimo colocado.

Atlético-GO 3 x 0 São Paulo
 


Após a derrota para o Dragão, o jornalista Renato Maurício Prado acredita que não havia outra solução para a equipe além de demitir o técnico Adilson Batista. André Rizek concorda, mas não vê substituto.

- O trabalho do Adilson não é bom, mas não tem outra opção no mercado. O São Paulo em nenhum momento, nas mãos dele, mostrou um futebol bom. Mas se o time acreditasse no Adilson, não teria demitido. O Corinthians segurou o Tite e o Flamengo, o Luxemburgo, quando eles não estavam dando um bom resultado. Para mim, o São Paulo errou ao contratá-lo. Ele vinha de três trabalhos ruins (Corinthians, Santos e Atlético-PR) - afirma Rizek, durante o "Troca de Passes".



 Botafogo 2 x 0 Atlético-PR

Melhor mandante do Brasileiro, a vitória do Botafogo não empolgou só a torcida, como também os comentaristas do "Troca de Passes".

- O Botafogo mereceu a vitória sobre o Atlético-PR. Jogou como quem quer ser campeão. Se vencer o jogo atrasado (contra o Santos), passa o Corinthians (líder). Foi melhor o tempo todo. Entrou e se impôs. É teoricamente o líder virtual do campeonato, se ganhar do Santos - afirma Renato Maurício Prado.

Palmeiras 1 x 2 Fluminense 


Decisivo mais uma vez, Fred foi o destaque da partida contra o Verdão. Em uma semana agitada - ele foi e voltou para o México com a Seleção e jogou dois jogos pelo Brasileirão-, ele marcou cinco gols em duas partidas e ajudou o Fluminense a conquistar pontos importantes na busca pelo título da competição nacional.

- A fase do Fluminense é espetacular, o time tem  a melhor campanha do segundo turno. A concentração da Seleção Brasileira fez bem para o Fred. Ele voltou voando, fez cinco gols em dois jogos e hoje foi fundamental - afirma Renato Maurício Prado.

- Fred, que teve a chance de desequilibrar para fugir do rebaixamento, em 2009, vai ter a chance de desequilibrar para ser campeão este ano. Chance que ele não teve ano passado (no título do Fluminense) - acredita André Rizek.

Vasco 2 x 0 Atlético-MG


Mesmo afastado do futebol, Ricardo Gomes foi considerado fundamental para a vitória sobre o Atlético-MG. Ainda se recuperando de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, o técnico do Vasco ligou para os jogadores antes da partida para incentivá-los. Renato Maurício Prado nomeou a iniciativa como 'doping do bem'.

- O elenco do Vasco estava cheio de confiança e motivação. Não tenho a menor dúvida de que, depois do telefonema, o time entrou pilhado. É o chamado doping do bem, o telefonema funcionou e muito. O Vasco é tão bom quanto os que estão na ponta, mas talvez seja o mais motivado de todos. Acho um grande candidato ao título - afirmou Renato.

Cruzeiro 0 x 1 Corinthians


Com a casa cheia, o Cruzeiro não conseguiu dominar o nervosismo e perdeu para um Corinthians mais confiante, acredita André Rizek.

- O Corinthians estava mais seguro, já o Cruzeiro estava muito nervoso, sem confiança. Cruzeiro não mostra saída para fugir do rebaixamento. A saída que eu vejo é apostar que os outros times estão pior do que ele.


Santos 0 x 1 Grêmio

 

Campeão da Libertadores e sem grandes pretensões no campeonato nacional, o Santos perdeu mais uma partida. Para Renato Maurício Prado, o Peixe não pode deixa a má fase atrapalhar o Mundial de Clubes, realizado em dezembro, no Japão.
- O problema é se o Santos chegar no Mundial em uma fase como essa. É muito ruim. Porque o time que vai para o Mundial tem que estar jogando bem - diz Renato.

- Até com o Neymar ele está jogando mal. O Santos do primeiro semestre não esta jogando bem no returno - acredita Rizek.

Internacional 4 x 2 Avaí


Apesar da vitória e da ótima atuação de D'Alessandro, Renato Maurício Prado acredita que o Colorado não tem chances de brigar pela liderança.

- O Internacional briga pela Libertadores, mas não briga mais pelo campeonato. É muito difícil, pelo número de times na frente brigando pela liderança. Depende da próxima rodada, que ele joga contra o Corinthians. Se ganhar fica com uma diferença de quatro pontos. Mas ele precisa de uma rodada perfeita, precisa que os outros percam - afirma o jornalista