Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Nilton Santos é lembrado pelo Alvinegro, que considera 16 de maio como "Dia do Botafogo"
Nilton Santos é lembrado pelo Alvinegro, que considera 16 de maio como "Dia do Botafogo"
Esta segunda feira é dia do Botafogo. Nilton Santos, maior lateral esquerdo de todos os tempos eleito pela Fifa, completou 86 anos neste 16 de maio, em data considerada comemorativa pelo Alvinegro. A “Enciclopédia”, um dos maiores ídolos do clube alvinegro de todos os tempos, não foi esquecido e recebeu as congratulações através do site oficial do clube.
O ex-jogador sofre de Mal de Alzheimer e está internado desde 2007 em uma clínica da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Atento ao ícone das décadas de 1940, 50 e 60, o Alvinegro cobre as despesas do tratamento do jogador. Ele também começa a apresentar um quadro de Mal de Parkinson.
BOTAFOGO NO TWITTER
SIGA O BOTAFOGO NO TWITTER
O quadro clínico dele, apesar das doenças, é bom. Porém, no ano passado, ele quase morreu por causa de Dengue. Em fevereiro de 2010, o ex-jogador esteve na sede de General Severiano, onde lançou sua camisa personalizada.
Nilton Santos fez toda sua carreira no Botafogo. O lateral-esquerdo começou no Alvinegro em 1948 e somente deixou o clube em 1964, quando abandonou os gramados. No total, foram 723 jogos e 11 gols. Foi o atleta que mais atuou com a camisa do clube.
Além disso, a Enciclopédia teve larga carreira na seleção brasileira. Ele participou dos mundiais de 1950, 1954, 1958, 1962, sendo bi-campeão mundial pela seleção brasileira.