Total de visualizações de página

Botafogo x Santos: quando ausência de Neymar é boa para os dois lados

Cariocas comemoram desfalque do craque santista, poupado para a disputa da semifinal da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
caio junior muricy ramalho (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
Caio Júnior e Muricy Ramalho duelam no sábado
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Independentemente do time de seu coração, o torcedor gosta de ver craque em campo. Mas na partida deste sábado, no Engenhão, às 18h30m (horário de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, a ausência dele é, de certa forma, motivo de satisfação para as duas equipes. De um lado, o Botafogo comemora o fato de não enfrentar Neymar. De outro, o Santos se dá ao luxo de poupá-lo para contar com o astro no melhor de sua forma na partida contra o Cerro Porteño-PAR, na próxima quarta-feira, pela semifinal da Libertadores.

Mas, no Botafogo, a aposta na vitória não está baseada somente numa ausência. Na semana em que contratou o ex-santista Renato (que estava no Sevilla), o clube comemora a estreia de Elkeson, um dos destaques do Vitória no ano passado. A chegada do meia-atacante é considerada o início da formação de muito poder ofensivo, como planeja o treinador Caio Júnior.

Já o Santos sabe que não é o mesmo sem Neymar. Mas, apesar do desfalque de seu principal jogador, confia na motivação de atletas que normalmente têm poucas oportunidades com Muricy Ramalho e outros que se mostraram importantes entrando no segundo tempo da formação original.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e o PFC (para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view) transmitem a partida ao vivo. O árbitro será Heber Roberto Lopes (Fifa/PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA).

header o que esta em jogo
Botafogo: a fraca atuação contra o Palmeiras, principalmente no setor ofensivo, aumentou o clima de cobrança dentro da equipe. Insatisfeito, Caio Júnior mudou a escalação para fazer a equipe atuar à maneira que deseja. Com um resultado negativo na estreia, o Botafogo sabe que vencer em casa um possível candidato ao título será uma missão importante no sonho de terminar o Brasileirão nas primeiras posições.

Santos: ainda focado nas disputas das semifinais da Taça Libertadores, o Santos segue para a segunda rodada do Brasileiro com um time todo composto por reservas. Muricy Ramalho faz uso do time B para poupar os principais jogadores e tentar com os atletas que têm poucas oportunidades no time somar o maior número de pontos possíveis até que termine sua participação no torneio continental.
header as escalações 2
Botafogo: a grande novidade do Botafogo é o recém-contratado Elkeson. O meia-atacante, ex-Vitória, será o companheiro de Alex, centroavante que ganhou a vaga de Caio. Caio Júnior também promoveu a entrada de Everton para fortalecer o lado esquerdo. O Alvinegro entra em campo com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Marcelo Mattos, Everton e Maicosuel; Elkeson e Alex.

Santos: o único atleta que enfrentou o Cerro Porteño e que estará na partida contra o Botafogo é o meia Pará, que deve ser utilizado na lateral direita. O restante do elenco principal será poupado para a disputa de quarta-feira, no Paraguai. A escalação provável do Peixe: Aranha, Bruno Aguiar, Bruno Rodrigo e Vinícius; Pará, Possebon, Charles, Alan Patrick e Alex Sandro; Keirrison e Tiago Alves.
quem esta fora
Botafogo: com uma lesão muscular, o lateral-direito Lucas está vetado. Arévalo e Loco Abreu disputam um amistoso pela seleção do Uruguai, e Herrera cumpre suspensão.
Santos: Rafael, Edu Dracena, Durval, Léo, Arouca, Adriano, Elano, Neymar, Zé Eduardo serão poupados. Paulo Henrique Ganso está machucado. O time não tem nenhum jogador suspenso.
header fique de olho 2
Botafogo: Elkeson faz sua estreia neste sábado. O meia-atacante, que está perto de completar 22 anos, será uma importante arma ofensiva do Alvinegro, compondo o meio campo e, principalmente, ajudando o ataque.
Santos: recuperado de uma lesão muscular, Maikon Leite voltou ao time no segundo tempo do jogo com o Cerro Porteño, pela Libertadores. Com velocidade, o atacante colocou fogo na partida ao lado de Neymar. Na disputa com o Botafogo ele é uma das principais apostas de Muricy Ramalho. O atleta tem oito gols na temporada.
header o que eles disseram
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “Se eu fosse o Muricy, também descansaria a equipe principal, porque é preciso focar na Libertadores. Mas não dá para dizer se é melhor enfrentar essa formação do Santos. Vai ser uma dificuldade diferente, pois podemos ser surpreendidos por aqueles que não estão jogando. Além disso, jogando em casa, nossa responsabilidade aumenta.”
Pará, meia do Santos: “Sou o único (entre os que enfrentaram o Cerro) a participar do jogo contra o Botafogo, mas estou preparado para tudo. Desde que cheguei aqui penso em trabalhar forte. Eu prefiro até jogar do que só treinar e nesse sábado vou dar o melhor.”
header números e curiosidades
* Botafogo e Santos se enfrentam na 2ª rodada do Campeonato Brasileiro depois de estrearem sem vitória. Na abertura da competição, o time carioca foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, em São José do Rio Preto. Já o Peixe empatou com o Internacional, na Vila Belmiro, utilizando uma equipe mista.

* Botafogo e Santos se enfrentaram 19 vezes no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro venceu nove vezes, contra seis vitórias do

Peixe e aconteceram quatro empates. O Botafogo marcou 29 gols e o Santos 28.

* No Engenhão, foram quatro os jogos entre Botafogo e Santos, com duas vitórias santistas (2 a 1, em 2007, e 1 a 0, em 2008), um empate (3 a 3, em 2010) e uma vitória botafoguense (2 a 0, em 2009). O Santos foi a primeira equipe a vencer o Botafogo no Engenhão.

header último confronto v2
 O Botafogo levou a melhor no último encontro com o Peixe. No dia 9 de setembro do ano passado, o Alvinegro carioca venceu o Santos por 1 a 0, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. A partida seguiu sem gols até o final, quando Loco Abreu marcou um golaço (veja o vídeo ao lado), aos 44 minutos do segundo tempo, e deu a vitória ao Glorioso. O uruguaio, que ainda recuperava seu espaço depois de um longo período de férias após a Copa do Mundo, começou a partida no banco de reservas e substituiu Maicosuel na etapa derradeira. Dorival Júnior ainda era técnico do Santos, assim como Joel Santana comandava o Botafogo.