Total de visualizações de página

810,646

Botafogo anuncia inédita parceria para os esportes paraolímpicos

Em meio às disputas do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, clube divulga que nomes como Daniel Dias e Terezinha Guilhermina vestirão o uniforme do clube

Por Amanda Kestelman e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Atletas Paraolímpicos   Botafogo  presidente Mauricio Assumpção (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM) 
O presidente alvinegro Mauricio Assumpção (de blazer) posa com muitos dos atletas que serão beneficiados com a parceira entre o Botafogo e o Instituto Superar. (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)

No dia em que recebeu o Grande Prêmio Brasil de Atletismo pela terceira vez em seu estádio, o Botafogo aproveitou para anunciar uma sensível e importante parceria com o Instituto Superar, que transformará o Alvinegro no clube paraolímpico mais vitorioso do mundo. Nomes como o do nadador Daniel Dias, os velocistas cegos Terezinha Guilhermina e Lucas Padro e o judoca Antônio Tenório vestirão o uniforme do Botafogo/Superar. Ao todo, serão 47 atletas envolvidos e 23 medalhas de ouro em Jogos Paraolímpicos e Campeonatos Mundiais.

Muito satisfeito com a união, o presidente do clube, Mauricio Assumpção, vibrou com a iniciativa e garantiu que, mesmo antes de começar, a união entre o Botafogo e o Insitiuto já pode ser considerado um grande sucesso.
- Aproveitamos esse dia muito especial para lançar a parceria com o Instituto Superar, que cria a equipe paraolímpica mais vitoriosa da história do esporte mundial. Vamos dar o pontapé inicial para criar esse time, que já nasce vitorioso pela quantidade de medalhistas que temos aqui - disse o presidente.

Marcos Malafaia, presidente do Instituto Superar, considerou o feito desta tarde histórico. Emocionado, ele exaltou a iniciativa do clube carioca e garantiu que todos os atletas estão felizes e ansiosos para defender o Botafogo.

- Hoje é um dia histórico. O esporte paraolímpico brasileiro jamais teve uma marca centenária como a do Botafogo disposta a abraçar o paradesporto dessa forma. A vontade é de começar logo. Estamos trazendo para o clube a excelência do paradesporto - disse Malafaia, que explicou os motivos que o convenceram a se unir com o Alvinegro - Primeiro, o Botafogo tem uma gestão muito séria, coisa que não é fácil encontrar. Segundo, o clube tem hoje o melhor equipamento de atletismo do Brasil e terceiro, claro, o brilho dessa marca. Podem ter certeza que cada um desses atletas vai fazer o melhor para defender - completou o presidente do instituto.

Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha do lançamento de disco e arremesso de peso, que não possui esquerda, falou, com muita satisfação, em nome de todos os 47 "reforços" do Alvinegro. Ela garantiu que todos vão trabalhar duro para fazer a estrela solitária brilhar ainda mais.

- A maioria dos clubes podem achar que os atletas paraolímpicos não são de nível. Mas o Botafogo abraçou o Instituto Superar. Pode ter certeza, essa estrelinha que agora está no nosso peito, vai ser honrada com garra e determinação. Todos nós somos profissionais. Obrigada por acreditar. A gente vai bater mais recordes ainda. Hoje, já vamos dormir pensando em defender essa camisa - disse a atleta.

A parceira entre o Botafogo e o Instituto é de um ano, mas Mauricio Assumpção já garantiu que tem interesse em prolongar a união.