Com Ronaldo, clubes lançam 'Movimento por um Futebol Melhor'
Projeto é a união de nove empresas, redes de supermercados e clubes para fazer crescer os programas de sócio-torcedor no Brasil
A partir desta segunda-feira, os sócios-torcedores de 15 times
brasileiros contarão com descontos em produtos e serviços de diversas
marcas. É a primeira ação do projeto "Movimento por um Futebol Melhor",
lançado durante evento no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ronaldo é o embaixador dessa campanha. E o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, foi o mestre de cerimônias.
Inicialmente, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta,
Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG,
Cruzeiro, América-MG, Vitória e Bahia aderiram ao projeto. Em março,
Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Náutico e Sport também estarão dentro
dos clubes participantes do movimento.
As primeiras empresas a oferecerem benefícios aos sócios-torcedores são
Ambev, Seara, PepsiCo, Unilever e Danone. Elas já estão à disposição
dos associados. A partir de fevereiro, os produtos e serviços das outras
quatro empresas entram no movimento: Netshoes, Sky, Burger King e
Bradesco.
Existe a expectativa dos organizadores do "Movimento por um Futebol
Melhor" de que até o final do ano outros cinco clubes entrem na
campanha. São eles os catarinenses Figueirense e Avaí, os cearenses
Fortaleza e Ceará e o Goiás. A Ambev, líder do projeto, conta ao todo
com 34 times parceiros. A ideia é que todos participem.
- O futebol brasileiro dá um passo muito importante com esse projeto.
Na Europa, nos clubes em que joguei, já vendiam os ingressos do ano
inteiro em janeiro. Agora, além de poder ter o ingresso, o torcedor
brasileiro vai ter benefícios, como descontos em vários produtos. O
torcedor vai sair ganhando. Mesmo o que não pode ir ao estádio - disse
Ronaldo.
Segundo levantamento feito pelos integrantes do projeto, atualmente 350
mil pessoas participam de programas de sócios desses 34 clubes, o que
representa 0,2% dos torcedores. A meta é erguer esse percentual para 2%,
com 3,5 milhões de pessoas envolvidas. Isso geraria uma receita
superior a R$ 1 bilhão anuais aos clubes.
O projeto não é engessado ou limitado. Ao longo dele, outras empresas
interessadas em participar podem se associar e conceder descontos aos
sócios-torcedores em seus produtos ou serviços. A intenção com isso é
aumentar o número de sócios-torcedores e as receitas dos clubes,
movimentando a economia brasileira.
A base do "Movimento por um Futebol Melhor" é mostrar ao torcedor que o
dinheiro que ele investir para ser sócio do clube voltará para ele,
muitas vezes até mais, com descontos em produtos e serviços das empresas
parceiras (os preços dos sócios-torcedores são variados). Isso é
resultado de um estudo de quase dois anos.
Nessa primeira fase do movimento, os torcedores terão desconto em
aproximadamente 300 produtos, como alimentos, bebidas, itens de higiene
pessoal, limpeza e material esportivo. Inicialmente, duas redes
varejistas são as parceiras: Carrefour e Extra. Os locais terão um selo
identificando que participam da promoção.
Para ter o desconto, o torcedor precisa apenas informar seu CPF na hora
do pagamento, já que os sistemas das lojas estará integrado aos clubes.
Ronaldo foge da 'pegadinha' de Galvão Bueno
Quando Ronaldo apareceu no palco para falar sobre o projeto, o narrador
Galvão Bueno tentou fazer uma pegadinha com o Fenômeno e perguntou de
quais clubes ele ficaria sócio, imaginando que ele respondesse
Corinthians, onde é ídolo, e Flamengo, pelo qual sempre torceu. Mas o
pentacampeão foi político na resposta.
- Eu sou o embaixador do projeto. É claro que estou com todos os clubes
- disse, aos risos, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.