Total de visualizações de página

Com Ronaldo, clubes lançam 'Movimento por um Futebol Melhor'

Projeto é a união de nove empresas, redes de supermercados e clubes para fazer crescer os programas de sócio-torcedor no Brasil

 

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo





A partir desta segunda-feira, os sócios-torcedores de 15 times brasileiros contarão com descontos em produtos e serviços de diversas marcas. É a primeira ação do projeto "Movimento por um Futebol Melhor", lançado durante evento no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ronaldo é o embaixador dessa campanha. E o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, foi o mestre de cerimônias.
Inicialmente, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta, Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Vitória e Bahia aderiram ao projeto. Em março, Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Náutico e Sport também estarão dentro dos clubes participantes do movimento.

As primeiras empresas a oferecerem benefícios aos sócios-torcedores são Ambev, Seara, PepsiCo, Unilever e Danone. Elas já estão à disposição dos associados. A partir de fevereiro, os produtos e serviços das outras quatro empresas entram no movimento: Netshoes, Sky, Burger King e Bradesco.
Existe a expectativa dos organizadores do "Movimento por um Futebol Melhor" de que até o final do ano outros cinco clubes entrem na campanha. São eles os catarinenses Figueirense e Avaí, os cearenses Fortaleza e Ceará e o Goiás. A Ambev, líder do projeto, conta ao todo com 34 times parceiros. A ideia é que todos participem.

- O futebol brasileiro dá um passo muito importante com esse projeto. Na Europa, nos clubes em que joguei, já vendiam os ingressos do ano inteiro em janeiro. Agora, além de poder ter o ingresso, o torcedor brasileiro vai ter benefícios, como descontos em vários produtos. O torcedor vai sair ganhando. Mesmo o que não pode ir ao estádio - disse Ronaldo.

Segundo levantamento feito pelos integrantes do projeto, atualmente 350 mil pessoas participam de programas de sócios desses 34 clubes, o que representa 0,2% dos torcedores. A meta é erguer esse percentual para 2%, com 3,5 milhões de pessoas envolvidas. Isso geraria uma receita superior a R$ 1 bilhão anuais aos clubes.

O projeto não é engessado ou limitado. Ao longo dele, outras empresas interessadas em participar podem se associar e conceder descontos aos sócios-torcedores em seus produtos ou serviços. A intenção com isso é aumentar o número de sócios-torcedores e as receitas dos clubes, movimentando a economia brasileira.

A base do "Movimento por um Futebol Melhor" é mostrar ao torcedor que o dinheiro que ele investir para ser sócio do clube voltará para ele, muitas vezes até mais, com descontos em produtos e serviços das empresas parceiras (os preços dos sócios-torcedores são variados). Isso é resultado de um estudo de quase dois anos.

Nessa primeira fase do movimento, os torcedores terão desconto em aproximadamente 300 produtos, como alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal, limpeza e material esportivo. Inicialmente, duas redes varejistas são as parceiras: Carrefour e Extra. Os locais terão um selo identificando que participam da promoção.

Para ter o desconto, o torcedor precisa apenas informar seu CPF na hora do pagamento, já que os sistemas das lojas estará integrado aos clubes.

Ronaldo foge da 'pegadinha' de Galvão Bueno

Quando Ronaldo apareceu no palco para falar sobre o projeto, o narrador Galvão Bueno tentou fazer uma pegadinha com o Fenômeno e perguntou de quais clubes ele ficaria sócio, imaginando que ele respondesse Corinthians, onde é ídolo, e Flamengo, pelo qual sempre torceu. Mas o pentacampeão foi político na resposta.

- Eu sou o embaixador do projeto. É claro que estou com todos os clubes - disse, aos risos, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.