Botafogo desafia superstição ao lançar novas camisas contra o Vasco
Em 2010, Alvinegro estreou uniforme em goleada por 6 a 0 para o Vasco. Diretor de marketing minimiza coincidência: 'Acho legal ser num clássico'
No dia 24 de janeiro de 2010, o Botafogo viveu da pior maneira possível sua tradição supersticiosa. Na estreia de sua quarta camisa, a equipe perdeu por 6 a 0 para o Vasco, no Engenhão, pela Taça Guanabara . Neste domingo, contra o mesmo adversário e no mesmo estádio, o Alvinegro vai apresentar sua nova linha de uniformes, numa atitude que parece desafiar aquela que é quase uma instituição do clube. No entanto, os dirigentes deixam claro que não se trata de uma campanha proposital.
- Nosso planejamento é realizado com muita antecedência. Quando decidimos qual seria a data para lançar os uniformes, a tabela do Brasileiro sequer havia sido divulgada. Acho até legal ser num clássico, porque a repercussão é maior. Não deixamos a superstição influenciar em decisões empresariais. Nossa preocupação é com trabalho, planejamento e competência - afirmou Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo.
Depois da derrota por 6 a 0 para o Vasco, a quarta camisa foi praticamente aposentada. Ela voltou a ser utilizada somente num amistoso contra o Corinthians, também no Engenhão, na partida que marcou a entrega das faixas pela conquista do Campeonato Carioca (vitória por 3 a 1). Marcelo Guimarães afirma que a superstição, enquanto tradição alvinegra, deve ser respeitada. No entanto, diz que esse aspecto vem sendo minimizado pelos torcedores mais jovens.
- Não temos a ideia de combater a superstição, mas não nos pautamos por ela e não mudamos o planejamento por causa disso. Pelo que observamos nos comentários dos nossos torcedores nas redes sociais, por exemplo, poucos citaram o episódio do ano passado - destacou o diretor de marketing do clube.
O lançamento das novas camisa do Botafogo será feito de forma diferente. Neste domingo, um caminhão percorrerá as ruas do Rio de Janeiro exibindo os uniformes, num evento que poderá ser acompanhado por todos os torcedores. O veículo sai do Recreio dos Bandeirantes às 13h30m com destino ao Engenhão. Ele passará por Quebra-mar da Barra da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana e General Severiano até chegar ao estádio alvinegro. A bordo estarão os ídolos Maurício e Túlio Maravilha. Desde a última sexta-feira circulam na internet supostas imagens das novas camisas.