Cotados pelo Alvinegro, volante Arévalo Ríos e zagueiro Sebastián Coates admitem desejo de defender clube que se identificou com a Celeste
Arévalo Ríos (esq.) e Sebastián Coates: na torcida
por acerto com o Botafogo (Foto: AFP)
por acerto com o Botafogo (Foto: AFP)
O sucesso instantâneo de Loco Abreu, alçado ao posto de ídolo abriu a fronteira entre Botafogo e Uruguai. E assim como o Alvinegro passou a olhar com mais carinho os talentos do país vizinho, os compatriotas do camisa 13 veem General Severiano como um lugar seguro para imigrar. É o caso do zagueiro Sebastián Coates e do volante Arévalo Rios, que podem aparecer na equipe de Joel Santana em 2011.
O Botafogo já teve as primeiras conversas com representantes dos jogadores, mas apenas um deles poderá ser contratado. Afinal, o clube conta com Loco Abreu e Herrera, e a diretoria não pretende investir em um estrangeiro que seria obrigado a ficar no banco (no máximo três atletas de fora do Brasil podem atuar). Enquanto as conversas prosseguem e a comissão técnica alvinegra os observa, Coates e Arévalo alimentam a expectativa de se juntar a Loco Abreu.
Perto de completar 29 anos, Arévalo Ríos defendeu o Peñarol no último Campeonato Uruguaio. O volante tem contrato com o Monterrey até junho de 2011 e viaja para o México no próximo dia 17 para conversar sobre sua situação. Além do empresário, o jogador tem comum com Loco Abreu o fato de ter disputado a última Copa do Mundo e, da África do Sul, acompanhou o apoio da torcida do Botafogo à seleção do Uruguai por causa do ídolo.
Arévalo em treino da seleção uruguaia: volante
elogiou torcida do Botafogo na Copa (Foto: EFE)
elogiou torcida do Botafogo na Copa (Foto: EFE)
- Durante a Copa, o Abreu me mostrou pela internet como a torcida do Botafogo nos apoiava. Pude ver que são torcedores apaixonados por futebol e que gostam do Uruguai. Além disso, com a presença do meu companheiro, a adaptação seria mais fácil. É muito bom saber que existe o interesse, e me encantaria se tudo desse certo. Apesar de ter contrato com o Monterrey, acho que não teria problemas em sair de lá em janeiro. Espero que dê tudo certo - afirmou Arévalo Rios, que também mostrou-se impressionado com a recepção dos botafoguenses a El Loco no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, no início de 2010.
Se o volante tem a experiência como trunfo, Sebastián Coates representa uma promessa. O zagueiro de 20 anos defende o Nacional, clube do coração de Loco Abreu, e inicia uma carreira na seleção uruguaia. Por causa das semelhanças física e de estilo de jogo, ele recebeu o apelido de Luganito, numa referência ao capitão da seleção, que marcou época no São Paulo. O jogador, que tem contrato até 2012 e tem mais chances de defender o Botafogo do que Arévalo, também se mostra motivado com a possibilidade.
- Quando estive com o Abreu na seleção, ele me disse como o Botafogo está organizado e que vem formando times competitivos. Para mim seria lindo defender um clube com tradição, que conta com um jogador uruguaio que tem tanto prestígio e que tem uma torcida que apoiou nossa seleção, o que é um orgulho. Além disso, seria um passo à frente na minha carreira disputar o Campeonato Brasileiro, que é um dos mais competitivos do mundo. Estar no país da próxima Copa também é algo que me motiva. Afinal, pretendo estar no Mundial de 2014 - disse Coates.