Total de visualizações de página

Loco Abreu despe a camisa 13 e curte praia em Punta del Este

Atacante relaxa em balneário, mas lamenta fato de o Botafogo não realizar pré-temporada na cidade do litoral uruguaio

Por Carol Barcellos e Gustavo Rotstein Direto de Punta del Este, Uruguai
Loco Abreu filha Valentina praia 
De bermudas e chimarrão, Abreu curte a praia
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
Chinelo de dedo, bermuda de surfista e óculos escuros do tipo Top Gun. O estilo na praia no fim de tarde poderia ser o de um carioca. Mas o chimarrão e o sotaque logo denunciam que se trata de Loco Abreu. Em suas férias no balneário de Punta del Este, a 150 quilômetros de Montevidéu, o atacante literalmente despiu a camisa 13 do Botafogo para curtir o verão.

Punta del Este é um dos refúgios de Abreu no fim de ano. Assim como os milhares de turistas que enchem a cidade no período de calor, ele leva sua família e aproveita para, além da praia, aproveitar as atrações noturnas e, sobretudo, descansar. No ano em que tornou-se ídolo do Botafogo e subiu ainda mais no conceito dos uruguaios com a cavadinha na disputa de pênaltis que levou a seleção à semifinal da Copa do Mundo, ele finalmente deixou de lado os muitos compromissos dos primeiros dias de férias e resolveu relaxar. No entanto, o futebol não sai de sua cabeça.

Em conversa com o GLOBOESPORTE.COM nas areias de Punta del Este ao lado de Valentina, sua filha mais velha, Loco Abreu falou sobre seu momento e o que espera do Botafogo para 2011. Assediado por clubes da Argentina e possível alvo de brasileiros, ele não escondeu que espera ver o time de Joel Santana reforçado e, principalmente, reajustado, para que se torne ainda mais competitivo.

Depois de uma extensa agenda de compromissos no início das férias, o momento é de descansar?

É legal descansar a cabeça aqui na praia. Quase sempre venho para Punta, que ao mesmo tempo é perto de Montevidéu e da minha cidade (Minas). Seria uma ótima cidade para o Botafogo fazer a pré-temporada, mas infelizmente não houve acordo, e agora vai ser num lugar muito mais “aburrido” (chato, em espanhol) do que este aqui.

O fato de o Rio de Janeiro ter um clima parecido com o de Punta facilitou sua adaptação ao Botafogo?

Não escolhi o Botafogo porque está numa cidade de clima que me agrada, mas com certeza foi importante. Nem vou tanto à praia no Rio de Janeiro, mas gosto de calor, e não de frio. Então, é algo que ajuda a me sentir melhor.

Além da praia, o que gosta de fazer quando está de férias em Punta del Este?

Gosto de descansar ouvindo a música tropical do Uruguai, que é a cumbia. Gosto de sair para jantar e ficar conversando até tarde, tomando um vinho ou uma cerveja. Também faço churrasco com meus amigos... Punta tem de tudo. De dia ou de noite, há muito o que fazer aqui.

Loco Abreu filha Valentina praia 
Ao lado da filha Valentina, Loco Abreu relaxa no fim de tarde em Punta del Este (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
Esse assédio da imprensa brasileira durante as suas férias não incomoda?

Isso faz parte da vida de um esportista conhecido. É uma consequência do que fiz neste ano, tanto pelo Botafogo quanto pela seleção. Além disso, é bom para mostrar o meu país aos brasileiros. Eles poderão ver que é um lugar bom de ser desfrutado e onde há muitas coisas para serem aproveitadas.

O que os brasileiros precisam saber sobre o Uruguai?

Que é um lugar de pessoas humildes e trabalhadoras. De boa gente, que abre os braços para quem visita. Aliás, há muitos brasileiros aqui em Punta del Este.

Sentiu que o assédio do público aumentou em relação à última vez em que esteve no seu país?

Loco Abreu filha Valentina praia 
Abreu autografa camisa do Botafogo em Punta
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
Os torcedores continuam com o mesmo entusiasmo e carinho, principalmente pelo que fiz no Mundial. Existe uma gratidão por mim, e fico muito feliz por isso. A diferença é que muitos dos outros jogadores da seleção atuam na Europa e têm apenas sete ou oito dias de férias neste fim de ano. Eu, felizmente, poderei passar o verão no Uruguai.

Acreditava que neste ano de 2010 criasse tamanha identificação e se tornasse rapidamente um ídolo do Botafogo?

Procuro dar sempre o melhor como pessoa e esportista, buscando tudo com sacrifício. Acho que consegui coisas importantes com um time que mudou a ideia inicial do torcedor. Também agradeço o respeito e o carinho dos torcedores do Botafogo durante e depois da Copa do Mundo, apoiando o Uruguai.

O que espera do Botafogo para a próxima temporada?

Neste ano conseguimos o caminho. Mas alguns aspectos precisam ser modificados dentro de uma ideologia que deu certo, para que seja um time competitivo dentro e fora de campo. O Botafogo começou o ano desacreditado, conseguiu um título estadual de maneira inédita e até quatro rodadas do fim ainda lutou para ser campeão brasileiro. Mas é preciso ajeitar algumas coisas que todos sabem – mas que não cabem ser faladas publicamente – para consolidar a mentalidade e melhorar.