Total de visualizações de página

Botafogo garante Engenhão exclusivo durante os Jogos Mundiais Militares

Estádio Olímpico João Havelange receberá em julho as cerimônias de abertura e encerramento, as disputas do atletismo e as finais do futebol

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
mauricio assumpção presidente do botafogo 
General Jamil Megid e Maurício Assumpção selam
acordo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
O Botafogo selou um acordo de parceria para sediar parte dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011 no Estádio Olímpico João Havelange, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, na sede social do clube, no Rio de Janeiro. A direção do alvinegro colocou à disposição o equipamento esportivo, firmando, inclusive, o compromisso de fechar o local durante duas semanas para atender exclusivamente à competição militar.

- O Botafogo, com sua alma alvinegra, está aberto aos Jogos. E hoje estamos selando uma carta de apoio e de intenção para que a gente possa desenvolver uma parceria para utilizarem o Estádio Olímpico João Havelange neste grande evento das forças armadas internacionais – afirmou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

O acordo oficializa a parceria entre o Botafogo e o Comitê de Planejamento Operacional dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011 para a utilização do Engenhão na competição. Está previsto que o estádio receba as cerimônias de abertura (16 de julho) e encerramento (24 de julho), as disputas de atletismo (19 a 23 de julho) e as finais do futebol (22 e 23 de julho). Com isso, o local precisará ficar exclusivo para o evento durante duas semanas.

- Nós já estamos em contato com a Confederação Brasileira de Futebol e também com os principais clubes para que possamos utilizar o Engenhão no meio de julho para a montagem dos eventos sem prejudicar treinamento ou competição lá. Mas, em torno de duas semanas, nós teremos realmente que ocupar um pouco mais as instalações, prover as medidas de segurança e colocar os equipamentos para as cerimônias de abertura e encerramento e as competições de atletismo – explicou o General Jamil Megid Junior, coordenador geral dos Jogos Rio 2011.

mauricio assumpção presidente do botafogo 
Maurício Assumpção explica como o Botafogo vai
ajudar (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
As partidas do Campeonato Brasileiro 2011, portanto, não poderão acontecer no Engenhão durante este período. O presidente do Botafogo, no entanto, afirmou que isso não prejudicará o andamento do campeonato de futebol.

- Se eu não me engano, o que vai acontecer é uma inversão de mando de campo neste momento. Então, nós não vamos precisar tirar os jogos daqui para levar para outros lugares. Se isso não acontecer, temos opções. Talvez a primeira seja Juiz de Fora (Minas Gerais), onde temos uma torcida ferrenha e eles iriam adorar – explicou Assumpção.

O acesso ao Engenhão durante os Jogos Militares também é uma preocupação. Mas, segundo o presidente, melhorias já estão sendo providenciadas.

- Algumas questões em relação aos acessos já estão sendo providenciadas pelo prefeito Eduardo Paes. Na nossa convenção alvinegra, o secretário Ruy César explicou algumas modificações que já estão sendo feitas. Nós já sabemos do andamento de algumas desapropriações, e eu acredito que o viaduto da Linha Amarela direto ao estádio já estará concluído.