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Criatividade para evoluir

Departamento de Marketing inova com grandes eventos em 2010 e já planeja 2011


  Dia das Crianças no Stadium Rio teve Caio, Somália, Renan e Herrera (AGIF / Reprodução Proibida)
Dia das Crianças no Stadium Rio teve Caio, Somália, Renan e Herrera (AGIF / Reprodução Proibida)


Eventos exclusivos e a oportunidade de pegar autógrafos, tirar fotos e estar perto de seu ídolo, seja do presente ou do passado. Produtos especiais e diferenciados dos craques alvinegros. Visitas guiadas por sedes como General Severiano e Stadium Rio. Grandes confraternizações de botafoguenses.

Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras ações de marketing em 2010. Área constantemente elogiada por alvinegros e pela imprensa, possibilitou a expansão da marca do Botafogo e a ampliação numérica e de satisfação da torcida.

À frente dos Departamentos Comercial e de Marketing, Marcelo Guimarães é o terceiro entrevistado na série especial do Site do Botafogo. O portal, aliás, também se modernizou e virou fonte de conteúdo exclusivo e diferenciado, assim como o Twitter do clube cresceu. Em meio a bons números, o diretor sabe que terá responsabilidade ainda maior e cobranças por novidades em 2011. Por este motivo, já reuniu todo o departamento e traçou um calendário de eventos para o próximo ano, lembrando que fatos novos podem e devem ser adicionados.

Como o Departamento de Marketing analisa o ano do Botafogo?

"Encaramos o ano de 2010 como especial. É claro que o produto final é dependente do futebol, já que todas as ações visam ao desenvolvimento esportivo. Mas ficamos muito satisfeitos com o ano do marketing, pensando no fortalecimento da marca, no rejuvenescimento e em trabalhar a nacionalidade da torcida do Botafogo. Conseguimos os objetivos. Agora, é pensar em um 2011 ainda melhor".

O Marketing do Botafogo foi muito elogiado. Qual foi a estratégia elaborada?

"Estamos satisfeitos com a repercussão dos projetos de marketing, principalmente pelo retorno que trouxeram ao clube. Investimos muito no relacionamento com a torcida, pensando em três fatores: o primeiro foi o de ter ações voltadas a crianças de 8 a 11 anos, momento final da escolha do time; o segundo, ter produtos inovadores e tecnológicos, acompanhando as novidades; e o terceiro aproximar os torcedores do clube, de suas sedes e jogadores".

"Além disso, todas as nossas ações têm três objetivos: valorizar a marca, aumentar a base de torcedores e fortalecer as relações comerciais. Em 2010 já tivemos um resultado expressivo, mas o ano foi de valorização. Em 2011, vamos utilizar essa energia gerada para desenvolver e ampliar a parte comercial".

Em relação aos jogos no Stadium Rio, o Botafogo também criou boas alternativas...

"O Departamento de Marketing tem trabalhado para tornar a ida ao estádio uma experiência adicional à ida para ver um jogo de futebol. O torcedor tem opções como uma praça de alimentação multimarcas, é bem recebido e tem sempre um lugar visível e confortável, sem contar os eventos pré-jogo. Queremos estimular o torcedor a chegar mais cedo para ter mais prazer, seja com show de música, comédia ou filmes, por exemplo".

Quanto aos jogadores, o elenco do Botafogo tem bons personagens para serem explorados, não? Gostaria que você falasse um pouco do Loco Abreu...

"O nosso elenco tem, pelo menos, quatro jogadores de grande identificação com a torcida. Nosso trabalho é amplificar essa identificação natural e criar produtos e serviços para explorar estes ídolos em formação".

"Loco Abreu é um atleta muito especial. Houve um casamento perfeito com o Botafogo, tanto que ele revelou ter sido um dos melhores anos da carreira dele. A opinião do marketing sobre o Loco é extremamente positiva. Além de ser um excelente atleta e bom de bola, tem uma aparência rebelde que atrai os jovens, mas ao mesmo tempo é um cara centrado e família. Ainda é boa pinta, o que atrai as mulheres, e tem uma boa imagem com as crianças. Continuará sendo uma de nossas estrelas em 2011. O próximo passo é lançar um bonequinho dele".

Como foi conciliar o lado torcedor com o profissional durante o ano?

"É uma experiência curiosa. Por vezes, você não sabe o quanto o lado torcedor atrapalha ou ajuda. Mas tudo o que fazemos é pensando no mercado, estamos dotados de ferramentas atuais para buscar a eficiência. Modestamente, é bom poder contribuir para o crescimento do Botafogo, como todos aqui fazem, mas a parte torcedor, na maioria das vezes, fica de lado".

Para você, pessoalmente, qual dos eventos foi mais marcante?

"Fizemos muitos eventos diferenciados e inovadores que deram uma ótima resposta de público, como com Loco Abreu, Maicosuel e Túlio Maravilha. Mas o que mais me emocionou foi o show do Michael Sullivan, pela resposta da torcida no estádio aos hits de um grande botafoguense. Aquela interação me estimula a buscar mais novidades".

A trasmissão de eventos pela Internet também gerou bons resultados. Vai continuar em 2011?

"Criamos um produto que, na verdade, é um meio: o Botafogo Experience ao Vivo. Prevemos, pelo menos, 21 edições de eventos via Internet no próximo ano, podendo passar por uma final de vôlei, até o lançamento de uma camisa especial, passando pelo pré-jogo. É fundamental a interação com o torcedor que está distante, para aproximá-lo".

RELEMBRE ALGUMAS DAS NOVIDADES DE 2010:

Feijão no Fogão Itinerante (Rio de Janeiro, Corumbá e João Pessoa)
Boteco 95

Danilo Santos