Glorioso está há cinco jogos sem vencer e busca vitória para fugir da crise. Bugre quer superar derrota dentro de casa, por 3 a 0, para o Internacional
Por Thiago Fernandes e Carol Elustondo
Rio de Janeiro e São Paulo
Joel Santana e Vagner Mancini fazem 'duelo tático'
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
De um lado, um time com grandes ambições, mas que não vence há cinco jogos. Do outro, uma equipe com objetivos mais modestos, mas que sofreu uma pesada derrota dentro de casa na última rodada. Esse é o panorama do jogo entre Botafogo e Guarani deste domingo. O Glorioso, derrotado na quarta-feira pelo Flamengo, tenta fazer valer o fato de jogar no Engenhão para reencontrar o caminho das vitórias. Já o Bugre busca surpreender longe de seus domínios para apagar o revés de 3 a 0 para o Inter na última rodada.
O jogo, que tem início às 18h30m (horário de Brasília), será transmitido ao vivo para todo o país através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as emoções do duelo em Tempo Real, com vídeos.
Com mudanças, Botafogo tenta “secar os pés”
O sonho do Botafogo, que ocupa a 15ª posição, de disputar uma vaga para a Libertadores não está longe. Apenas três pontos separam o Glorioso do Santos, quarto colocado. Mas só os critérios de desempate fazem com que a equipe alvinegra não esteja na zona de rebaixamento. Por isso, o jogo contra o Bugre ganha contornos tão decisivos. Um resultado positivo, além de pôr fim ao jejum de cinco jogos, leva a equipe para cima, para longe do “poço” do Z-4. Mas um tropeço pode fazer a “água subir” em General Severiano.
- Estamos em uma situação incômoda, com a água batendo nos pés. Se a gente der bobeira, daqui a pouco está nos joelhos. Os primeiros estão se distanciando – alertou o técnico Joel Santana.
Somália está garantido na equipe alvinegra
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O treinador terá que fazer obrigatoriamente duas mudanças na equipe que enfrentou o Flamengo. Negociado com o Málaga, Sandro Silva não atua mais pelo time alvinegro. Já Antônio Carlos desfalca o Glorioso porque recebeu o terceiro amarelo no clássico. Somália e Danny Morais são os principais candidatos às vagas. Contudo, as mexidas podem não parar por aí. Insatisfeito com o rendimento da defesa, Joel cogita fazer mudanças no setor. Com isso, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro correm o risco de serem barrados. Edson e Túlio Souza podem ganhar uma chance.
Independentemente da escalação, os jogadores só têm um pensamento: vencer e convencer.
- Não podemos ficar remoendo os últimos jogos. O que passou, passou e temos que pensar só no jogo contra o Guarani, que precisamos vencer – afirmou Fahel.
Mesmo após derrota, escalação parecida no Bugre
O técnico Vagner Mancini precisa fazer o Guarani se desligar rapidamente da derrota para o Internacional, na última quarta-feira, e pensar somente no Botafogo. Com 12 pontos e na oitava colocação, o Bugre busca a reabilitação fora de casa. Apesar da derrota no jogo passado, o treinador deve fazer somente uma alteração, e por necessidade: Márcio Careca cumpre suspensão após receber o terceiro cartão amarelo. Fabiano, que participou do jogo-treino vencido pelos reservas contra o Paulínia nesta sexta, deverá ganhar a vaga na lateral esquerda.
Logo após o revés diante do Inter, Mancini cobrou uma postura diferente da equipe contra o Botafogo.
- Em outros jogos, esses mesmos atletas jogaram de forma diferente. A equipe vai ter oscilação, claro, mas aquilo que foi visto de errado contra o Inter será passado aos atletas. Lá no Rio, espero que tenhamos uma equipe mais segura nos dois tempos de jogo, e que não faça dois jogos diferentes em um só - explicou o treinador.
BOTAFOGO X GUARANI Jefferson, Edson, Fahel e Fábio Ferreira (Danny Morais); Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro (Túlio Souza); Herrera e Caio. Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Fabiano; Renan, Paulo Roberto, Preto e Baiano; Mazola e Ricardo Xavier.
Técnico: Joel Santana Técnico: Vagner Mancini
Local: Engenhão. Rio de Janeiro. Data: 18/07/2010. Hora: 18h30m (horário de Brasília)
Árbitro: Célio Amorim. Auxiliares: Carlos BerkenBrock e claudemir Maffessoni
Transmissão: Acompanhe a partida ao vivo pelo Premiere, no sistema pay per view, ou em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.