Total de visualizações de página

3-5-2, 4-3-3, 4-2-4... Joel usa parada para Copa para treinar esquemas

Caio, Jobson, Túlio Souza e Renato Cajá chamam a atenção nas duas semanas de atividade na Granja Comary, em Teresópolis

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Coletivo do Botafogo na Granja: hora de testes
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Joel Santana usa a intertemporada para testar e treinar vários esquemas para sua equipe. Ainda sem Loco Abreu e Maicosuel, o treinador escalou seu time de diversas formas durante os coletivos. Geralmente, os titulares começavam com a escalação que vinha sendo utilizanda nos últimos jogos, com Caio substituindo Abreu no ataque. Com isso, Fahel atuava como terceiro zagueiro, ao lado de Antônio Carlos e Fábio Ferreira. Marcelo Cordeiro, pela esquerda, e Alessandro, pela direita, tinham liberdade para avançar. Lucio Flavio distribuía as jogadas do meio, contando com a ajuda de Leandro Guerreiro e Sandro Silva.

Mas, durante os exercícios, esse esquema ia se alterando. Primeiro, Joel testou a entrada de Túlio Souza no lugar de Sandro Silva. Um volante mais ofensivo, por outro mais defensivo. Outra mudança sempre testada foi a saída de Fahel para a entrada de Jobson. Nessa nova formação, Caio atuava como um ala direito, com Alessandro fazendo a função de terceiro zagueiro.

No último coletivo, Joel testou uma formação ainda mais ofensiva, tirando Sandro Silva e Fahel, colocando Edno e Jobson. Nesse esquema, Lucio Flavio passou a jogar quase como volante, Caio caiu pela direita e Edno ficou responsável pela armação. Alessandro, mais uma vez, desempenhou a função de terceiro zagueiro.


Joel diz que precisa ter plano B para o Brasileiro
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Joel explica por que treinou tantas formações diferentes durante as duas semanas na Granja Comary, em Teresópolis.

- A partir do momento em que você começa a se sair bem em um campeonato, os adversários te estudam e começam a te marcar. Aí, você tem que ter um plano B. E, para isso, precisa ter treinado.

As boas atuações do ataque titular suscitaram uma dúvida: e quando Loco Abreu voltar? Joel não está com pressa de responder a essa pergunta.

- Vamos esperar o Loco voltar da África para pensar nisso. É um jogador importante, de qualidade, mas temos que esperar para ver como ele volta, quando volta, etc. Tem que deixar as coisas fluírem naturalmente. Não tenho preferência por esse ou aquele jogador; esse ou aquele esquema. Tenho preferência pelo Botafogo – afirma.


Caio, Jobson, Túlio Souza e Cajá se destacam


Jobson e Caio dão autógrafos na Granja
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Com a chance no time titular por conta da ausência de Loco, Caio mostrou que pode ser muito útil ao time. Durante os coletivos, o jogador teve boas atuações e quase sempre deixava sua marca. A velocidade que o ataque ganhou com o jovem ao lado de Herrera também foi motivo de elogios.

- Caio é um jogador importante, que vem demonstrando muita segurança. É um atacante muito agudo, que parte para cima com velocidade. Ele e o Herrera vêm se entendendo bem. Às vezes se precipita um pouco, mas é coisa da idade. Estamos trabalhando isso – falou Joel.

Herrera, com a raça habitual, também chamou a atenção de quem assistia aos treinos. Mas talvez a melhor notícia para o torcedor do Botafogo seja a maneira como Jobson se apresentou ao time. Embora fora de ritmo, o atacante se movimentou bastante e, sempre que entrava entre os titulares, deixava a equipe mais perigosa.

Túlio Souza e Renato Cajá, que atuaram quase sempre entre os reservas, também tiveram destaque e ganharam elogios do comandante.