Total de visualizações de página

Troféu Armando Nogueira: 'Morro' García é o craque da 11ª rodada

Uruguaio garante a vitória do Atlético-PR sobre o Botafogo. Trio do Inter e dupla de zaga do Cruzeiro, que bateu o líder Corinthians, também se destaca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Se a Celeste Olímpica, liderada por Diego Forlán e cia., resgatou o orgulho uruguaio com a conquista da Copa América 2011, neste domingo, ao bater o Paraguai por 3 a 0, no estádio Monumental de Nuñez, outro compatriota também deu o que falar, mas em gramado brasileiro. Contratação mais cara do Atlético-PR – a diretoria do Furacão pagou ao Nacional-URU cerca de R$ 7,66 milhões -, Santiago ‘Morro’ García não só marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 do clube paranaense sobre o Botafogo, na Arena da Baixada, como também foi eleito o craque da 11ª rodada do Troféu Armando Nogueira.

Se Morro García desencantou, o que falar então do Cruzeiro de Joel Santana? Durante a semana, o discurso da equipe mineira era de se comportar diante do líder Corinthians, invicto a 11 partidas até então, como time pequeno – ainda mais jogando no Pacaembu. A tática funcionou. A Raposa derrotou o Timão por 1 a 0, com um golaço de Wallyson, e emplacou a sua dupla de zaga, Gil e Naldo, entre os selecionados. Quem também se destacou foi o trio Nei, Andrezinho e Leandro Damião, que infernizou a defesa do Avaí na vitória do Inter por 3 a 1, de virada, em Florianópolis.

 seleção da 11ª rodada brasileirão 2011 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da 11ª rodada.

GOLEIROS
Apesar da derrota do Atlético-MG para o Vasco, por 2 a 1, em Ipatinga, o arqueiro Giovanni recebeu a maior nota de todos os demais na posição (7,0), inclusive desbancando Muriel (Inter), Fábio (Cruzeiro), Márcio (Atlético-GO) e Marcelo Lomba (Bahia), que receberem 6,5. O jovem goleiro da equipe mineira não teve culpa nos gols que sofreu e ainda defendeu um pênalti cobrado por Alecsandro, do Vasco.
LATERAL-DIREITO

Se o Inter derrotou o Avaí por 3 a 1, de virada, na última quinta-feira, em Florianópolis, Nei teve participação fundamental. O lateral mostrou eficiência nas subidas ao ataque e, numa destas, deu um cruzamento perfeito para Leandro Damião, de cabeça, marcar o gol. Mariano, do Fluminense, depois de rodadas apagadas, voltou a mostrar um bom futebol e teve participação fundamental na vitória tricolor sobre o Palmeiras, por 1 a 0, ao cruzar na cabeça de Marquinho. Edílson, que estava escanteado no Grêmio, estreou bem no Atlético-PR e ganhou 6,5.

ZAGUEIROS


Postura tática e eficiência na marcação. A dupla de zaga do Cruzeiro, formada por Gil e Naldo, parou o ataque do Corinthians no Pacaembu - e não é qualquer ataque. A linha de frente do Alvinegro do Parque São Jorge tem nada mais, nada menos que Jorge Henrique, William e Emerson Sheik, que pararam no paredão celeste. A retaguarda do Vasco, formada por Dedé e Anderson Martins, assim como Chicão, do Corinthians, Roger Carvalho, do Figueirense, e Márcio Rozário, do Fluminense, também foram bem na rodada.
LATERAL-ESQUERDO

Uma semana após Egídio, cedido ao Ceará pelo Flamengo, por empréstimo, ganhar a nota 7 e ser eleito o lateral-esquerdo da 10ª rodada, um rubro-negro é o dono da posição. Junior Cesar foi um dos poucos poupados pela crítica após o empate do Fla com o Ceará em 1 a 1, em Macaé-RJ. Se gol do Rubro-Negro saiu, foi graças ao cruzamento perfeito para Renato, que, com o pé direito - que não é o bom - escorou para o fundo da rede. Vicente, do Vozão, que voltou de suspensão nesta rodada, Guilherme Santos, do Atlético-MG, todos com 6,5, tiveram atuações regulares.

VOLANTES


Maior ladrão de bolas da rodada, com sete desarmes, Michel, do Ceará, comandou as ações no meio de campo do Vozão contra o Flamengo. Homem de confiança do técnico Vagner Mancini, o volante mostrou qualidade tanto na proteção da zaga, quanto na saída de bola e, pelo conjunto da obra, recebeu nota 7,5. Por falar em saída de bola, Luiz Antônio, um dos muitos jovens que Vanderlei Luxemburgo apostou neste sábado, em Macaé, mostrou personalidade na meia-cancha do Rubro-Negro e teve uma boa atuação, garantindo a nota 7. Vale ressaltar os sempre regulares Tinga, do Inter, Willians, do Fla, Marquinhos Paraná, do Cruzeiro, e dupla Ralf e Paulinho, do Corinthians.
MEIAS

O que sobra em talento, sobra também em irregularidade quando se fala em Diego Souza. Contra o Atlético-MG, o meia não só marcou os dois gols, mas também liderou o Vasco rumo à vitória por 2 a 1 em Ipatinga. A nota 7,5 para ele não foi à toa. Xodó da torcida colorada, porém jamais unanimidade com qualquer comissão técnica que já passou pelo Beira-Rio, Andrezinho mudou o jogo contra o Avaí. Enquanto estava no banco de reservas, o Inter estava com dificuldades diante dos catarinenses. No entanto, bastou o meia entrar para incendiar a partida e ajudar o Colorado a voltar para Porto Alegre com três pontos na bagagem. Roger, do Cruzeiro, que fez até papel de volante após a expulsão de Gilberto contra o Corinthians, e merecidamente ganhou nota 7,5, além de D'Alessandro e Bida, do Atlético Goianiense, se destacaram.

ATACANTES


Santiago 'Morro' García começa a se ambientar ao futebol brasileiro - e da melhor forma possível -, fazendo gols. O uruguaio mostrou seu faro de artilheiro marcando duas vezes e decidindo a partida a favor do Atlético-PR contra o Botafogo - 2 a 1, na Arena da Baixada. Seu companheiro de ataque na seleção da rodada é outro que está acostumado a balançar as redes, Leandro Damião. Líder do Prêmio Friedenreich com 25 gols na temporada, o centroavante colorado deixou sua marca - de cabeça - contra o Avaí. Wallyson, do Cruzeiro, que marcou um golaço e acabou com a invencibilidade do Corinthians, que durava 11 partidas, além de Dagoberto, do São Paulo, com duas assistências, também tiveram boa exibições.