Total de visualizações de página

Após Mundial Militar, gramado do Engenhão tem tratamento intensivo

Campo passa por replantio, mas engenheiro agrônomo garante totais condições de jogo para quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Dardo, martelo, disco...tudo isso foi lançado a metros de altura e caiu no gramado do Engenhão. Durante os Jogos Mundiais Militares, o campo do estádio do Botafogo foi palco de várias disputas. Por isso, está aparentemente desgastado. No meio-campo e nas laterais, a condição, pelo menos visualmente, é boa, apesar de alguns pontos com menos grama. Porém, perto dos gols há pedaços quase sem relva.

Confira a galeria de fotos da reforma que está sendo feita no Engenhão

Engenhão passa por reforma (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Funcionários retiram parte da grama perto do gol (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Preocupado com o estádio do gramado, o Botafogo iniciou o trabalho de tratamento na madrugada de domingo para segunda. Segundo o engenheiro agrônomo responsável pelo campo do estádio, Artur Melo, os lugares mais desgastados vão passar por um replantio.

- O Botafogo tem feito investimentos pesados para manter o gramado em bom estado mesmo com o calendário pesado de eventos do futebol brasileiro. Fizemos uma preparação antes dos Jogos e a manutenção durante o evento. Já no domingo, começamos a descompactação. O gramado duro é um risco para os atletas, por isso, nos preocupamos com essa questão. Agora, estamos replantando as áreas mais danificadas. Serão 450 metros quadrados de área replantada.

Segundo Artur Melo, a técnica do replantio é eficiente, embora o ideal fosse ter mais tempo para descansar o gramado.

- O ideal é ter um tempo maior para o tratamento. Mas estamos fazendo o replantio em tapetes grandes e pesados para que não saiam. Assim, conseguimos ter excelentes condições de jogo.

Nesta quarta-feira, o Engenhão volta a receber jogos do Campeonato Brasileiro. O Botafogo vai enfrentar o Avaí, pela décima segunda rodada da competição. Artur Melo garante que o gramado estará em boas condições.

- Com certeza, até quarta-feira o jogo terá boas condições de jogo. O objetivo é deixar tudo pronto até 24 horas antes da partida. Depois, faremos um pente fino para que não haja qualquer possibilidade de lesão de um jogador.