Total de visualizações de página

Tentando fugir da crise, Bota pega o Avaí, algoz do primeiro semestre

Eliminação da Copa do Brasil pelo time catarinense fez o Glorioso passar por período de forte turbulência. Time catarinense busca reabilitação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Se tem um time que o Botafogo pode apontar como o algoz de seu primeiro semestre é o Avaí. Eliminado do Campeonato Carioca, o Glorioso apostava todas as suas fichas na Copa do Brasil. Mas o empate na Ressacada – que ainda teve uma pancadaria no final do jogo, que deixou Herrera e Loco Abreu suspensos por vários jogos - acabou com o sonho alvinegro e instalou de vez a crise em General Severiano. 

Na volta de Florianópolis, jogadores foram intimidados por vândalos no aeroporto, os muros da sede foram pichados e a cobrança em cima da diretoria passou a ser grande. Com aquele resultado, o Botafogo passou um mês apenas treinando. Agora, pouco mais de três meses depois daquela partida, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. E mais uma vez o time da estrela solitária pode entrar em grave crise em caso de derrota no duelo que tem início às 19h30m (horário de Brasília), no Engenhão.

Sem vencer há quatro jogos, o Botafogo despencou pela tabela e ocupa agora o oitavo lugar. A torcida, impaciente, já pede a saída de Caio Júnior e vaia jogadores que até pouco tempo eram ídolos, como Maicosuel. Nesta quarta-feira, a equipe alvinegra quer fazer valer o fato de jogar em seu estádio para buscar a vitória, se reaproximar do G-4 e dar um tempo na crise.
Por sua vez, o Avaí promete tentar surpreender mais uma vez o Botafogo para se reabilitar na tabela. O time catarinense é o 19º colocado, com apenas sete pontos conquistados neste Campeonato Brasileiro. Por isso, o técnico Alexandre Gallo promete um esquema ofensivo, mesmo fora de casa.
O árbitro Nielson Nogueira Dias (PE) apita o jogo, auxiliado por Jossemmar Diniz Moutinho (PE) e Thiago Gomes Brigido (CE). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos, e o PFC transmite o duelo ao vivo.
header o que esta em jogo
Botafogo: sem vencer há quatro jogos, o Botafogo, que entra em campo pressionado, tenta voltar ao caminho das vitórias, justamente diante de um adversário para o qual jamais perdeu dentro de competições nacionais. Com 16 pontos, a equipe inicia a rodada na oitava posição, 12 pontos atrás do líder Corinthians.

Avaí: o clube catarinense vem de derrota no Brasileirão, por 3 a 1 para o Internacional, em casa. Vale destacar, porém, que uma rodada anterior ao duelo com os gaúchos na Ressacada, a equipe demonstrou evolução e venceu o Atlético-GO (1 a 0) na condição de visitante. Com quatro mudanças na equipe, Gallo promete um esquema ofensivo para surpreender o Botafogo no Engenhão.
header as escalações 2
Botafogo: mais uma vez, o técnico Caio Jr. não vai conseguir repetir a mesma escalação. O treinador perdeu sua dupla de zaga titular, além do volante Marcelo Mattos, expulso contra o Atlético-PR. Loco Abreu ainda suspenso continua fora. Quem volta de suspensão é o atacante Herrera. O zagueiro Gustavo, que foi contratado junto ao Lecce, da Itália, fará sua estreia. O Bota deve entrar em campo com Jefferson, Alessandro, João Filipe, Gustavo e Márcio Azevedo; Léo, Renato, Maicosuel, Elkeson e Alexandre Oliveira; Herrera.

Avaí: o zagueiro Welton Felipe e o meio-campo Fabiano, ausentes na derrota para o Inter por estarem suspensos, voltam à equipe. Dirceu, que substituiu Welton na rodada passada, segue no time titular. Daniel reassume a lateral-direita. Com isso, Gustavo Bastos é barrado. O Avaí deve entrar em campo com: Felipe; Welton Felipe, Bruno e Dirceu; Daniel, Batista, Pedro Ken, Fabiano, Cleverson e Romano; William
quem esta fora
Botafogo: serão oito desfalques no total. No departamento médico estão Cortês, lesão no joelho direito, Everton, fratura no ombro esquerdo, Lucas Zen e Cidinho, estiramento na coxa direita e Fábio Ferreira, dor muscular na coxa direita. Já Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Loco Abreu estão suspensos.

Avaí: o meia Leandro Lima e o atacante Anderson Lessa, ambos ainda em busca da forma física ideal, ficam em Florianópolis.
header pendurados
Botafogo: Márcio Azevedo e Somália.
Avaí: Cleverson e Bruno Silva
header fique de olho 2
Botafogo: Herrera volta ao ataque alvinegro após cumprir suspensão automática para tentar fazer com que o time resolva o problema de falta de gols e volte a vencer depois de quase um mês.

Avaí: o meio-campo Fabiano teve excelente atuação na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, única da equipe na competição. Mais adiantado, ele se movimentou bastante e deu a assistência para o gol marcado contra o William. Suspenso, ele fez muita falta à equipe na derrota para o Internacional.
header o que eles disseram
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “Não tem nada de sentimento de revanche. É outro treinador, outro campeonato. A briga foi uma situação fora do normal em função do que aconteceu naquela partida. Isso já ficou pata trás”

Fabiano, meio-campo do Avaí, sobre o fato de seu clube nunca ter vencido o Botafogo em Brasileiros: "Tabus foram feitos para serem quebrados. E tomara que seja nesta quarta-feira. A gente sabe que se trata de um rival difícil, mas vamos para lá com o objetivo de vencer"

header números e curiosidades
*Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Pelo Brasileirão, Botafogo e Avaí se enfrentaram cinco vezes. E a vantagem é toda do clube carioca. Foram três vitórias do Alvinegro e dois empates, com dez gols a favor do Bota e quatro do Avaí.

* Os dois times também já se enfrentaram pela Série B em 2003. O jogo terminou empatado por 1 a 1, no Estádio Caio Martins, em Niterói. Alexandre Silva marcou o gol do Avaí, e Dill empatou para o Bota.

* Esta é a 21ª partida do Botafogo no Engenhão este ano. Em sua casa, o clube obteve 12 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, para Vasco e Flamengo no Campeonato Carioca.
 
 
header último confronto v2
 
Botafogo e Avaí se enfrentaram pela última vez nas oitavas de final da Copa do Brasil deste ano. Na oportunidade, os catarinenses levaram a melhor, passando de fase após empate por 2 a 2 no Engenhão, e empate por 1 a 1 na Ressacada. Ao final da partida, jogadores das duas equipes se envolveram em uma briga generalizada e foram punidos pelo STJD. Pelo lado do Botafogo, Herrera ficou de fora dos dois primeiros jogos da equipe no Brasileirão, enquanto Loco Abreu ainda cumpre a suspensão pelo terceiro e último jogo. Pelo lado do Avaí, Bruno e Marquinhos (hoje no Grêmio) pegaram duas partidas, enquanto Rafael Coelho foi suspenso por quatro jogos.