Total de visualizações de página

Marketing de vanguarda

Marcelo Guimarães realiza palestra para estudantes da UFRJ

 Site Oficial do Botafogo
 
Marcelo Guimarães e os desafios do marketing alvinegro (Crédito: Júlio Gracco / BFR)
Marcelo Guimarães e os desafios do marketing alvinegro (Crédito: Júlio Gracco / BFR)

Referência no marketing esportivo pelas constantes ativações e eventos, sempre com criatividade e respeito às suas tradições, o Botafogo agora entrou na pauta das grandes universidades do país, sendo um objeto de estudo vanguardista quando se trata de futebol. Na noite desta quinta-feira, o Diretor de Marketing Marcelo Guimarães participou como palestrante da Semana Ayra da UFRJ, onde debateu os desafios de comandar o departamento que dialoga diretamente com a torcida, a importância de se ter um plano de metas perene e a dinâmica e psicologia das redes sociais, entre outros assuntos.

"A sociedade está em constante evolução. Passamos por diversas fases, momentos, e hoje estamos na revolução do conhecimento, em que todos têm acesso a ele. No passado, ter esse conhecimento já era um diferencial, hoje não mais. É preciso saber usá-lo", explicou.

Mais da metade dos alunos presentes no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas eram botafoguenses. Ex-aluno da universidade, Marcelo Guimarães falou sobre a importância de se conhecer a história do clube e saber aplicá-las tanto nas ações de marketing quanto nas relações comerciais, os valores institucionais, a visão a longo prazo e a luta para alcançar os resultados esperados, que são - em linhas gerais - a modernização da marca Botafogo, o rejuvenescimento da torcida e a ampliação da visibilidade e prestígio do clube.

"No futebol, sempre existiu uma cultura de pensar o clube de três em três anos, de acordo com os mandatos presidenciais. Estamos rompendo com isso. Nosso objetivo é deixar uma marca de sustentabilidade, uma herança positiva para as próximas gestões. Estamos deixando uma marca na nossa administração", afirmou.

De nada adiantaria um marketing forte, atuante, se a área comercial não estivesse alinhada a essa filosofia. Guimarães destacou a recente organização do setor, que contém todos os seus ativos enumerados, caracterizados e amostra no Site Oficial, prontos para receberem investimentos. O Estádio Olímpico João Havelange, atual palco do futebol carioca, terá papel pivotal no círculo virtuoso esportivo nos próximos anos. Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Diretamente em uns e como força de apoio em outros, o Stadium Rio surge como uma poderosa fonte de receitas para o clube.

"Nosso estádio tem uma década gloriosa pela frente. Estaremos no mapa do mundo, todos nos conhecerão. Saber explorar comercialmente esse poder é um desafio para nós", completou.

Ao término da palestra, Marcelo Guimarães realizou um sorteio para os alvinegros presentes. Ganharam camisas oficiais os estudantes que responderam mais rápido um quiz sobre a história do clube. Para fechar com chave de ouro, todos os botafoguenses receberam chaveiros e posaram para fotos.

Semana Ayra
A Semana Ayra é um evento realizado pela Ayra Consultoria - Empresa Júnior de Gestão de Negócios da UFRJ - que possui como foco desenvolver os alunos por intermédio da disseminação do conhecimento. É voltado para alunos da UFRJ dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Contabilidade, Economia, Gestão Pública, Comunicação, Psicologia e Serviço Social, além de outras universidades.

Júlio Gracco