Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
O clássico contra o Flamengo, por si só, tem grande importância. Mas a partida deste sábado possui um significado especial para o Botafogo. Será a partida de número 100 do Alvinegro no estádio que é seu desde 2007. Assim, uma vitória sobre seu maior rival não apenas manterá a equipe com chances de chegar à Libertadores de 2011, mas também será uma importante celebração.
Torcedores do Botafogo vibram com um go do time no Engenhão (Foto: Andre Durão / Globoesporte.com)
Na primeira vez que jogou no Engenhão, o Botafogo ainda não era dono do estádio, construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos. No dia 30 de junho de 2007, o Alvinegro enfrentou o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, antes do processo de licitação, no qual garantiria o arrendamento do João Havelange por 20 anos. Com gols de Dodô, o time comandado por Cuca venceu por 2 a 1, de virada.
O Botafogo entra em campo neste sábado com um aproveitamento de quase 65% no Engenhão. Em 99 partidas, foram 56 vitórias, 25 empates e 18 derrotas, com 198 gols marcados e 114 sofridos. O maior artilheiro é Lucio Flavio, que marcou 22 vezes.
Confira abaixo algumas das marcas do Engenhão como casa do Botafogo:
Primeiro jogo
Botafogo e Fluminense se enfrentaram na inauguração do Engenhão, no dia 30 de junho de 2007. Dodô marcou os gols da vitória por 2 a 1 do Alvinegro, de virada, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o estádio pertencia apenas à Prefeitura do Rio de Janeiro, e alguns meses mais tarde o Botafogo venceria a licitação que garantiria o uso do João Havelange pelo período de 20 anos.
Maior vitória
No dia 23 de março de 2008 o Botafogo massacrou o Macaé com uma vitória por 7 a 0, pelo Campeonato Carioca. A tarde foi de Wellington Paulista, jogador que mais marcou gols pelo Alvinegro numa só partida no Engenhão: quatro. Lucio Flavio, Fábio e Triguinho completaram o placar.
Maior derrota
Jogo que serviu de divisor de águas para o Botafogo, a derrota por 6 a 0 para o Vasco, pelo Estadual de 2010, no dia 24 de janeiro, poderia ter sido traumática. No entanto, ficou marcada como o início da arrancada que culminou no título carioca, conquistado de forma antecipada.
Maior público
O maior público pagante registrado em jogos do Botafogo como dono do Engenhão foi no dia 23 de abril de 2008, na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, pela Copa do Brasil. Na ocasião, as bilheterias registraram a presença de 40 mil torcedores, capacidade máxima do estádio.
Menor público
Com um público de apenas 1.380 pagantes, o Botafogo venceu por 3 a 2 o Madureira, no dia 2 de abril de 2009. A partida, válida pela fase de classificação da Taça Rio, teve gols de Leandro Guerreiro, Reinaldo e Túlio Souza.
Engenhão quase vazio para jogo do Bota contra o
Madureira (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Público zero
O Botafogo disputou apenas uma partida sem público no Engenhão. Foi no dia 20 de março de 2010, quando perdeu por 1 a 0 o amistoso com a África do Sul, que se preparava para a Copa do Mundo. O jogo, realizado com portões fechados, contou com Loco Abreu, que viria enfrentar o mesmo adversário alguns meses depois, pela seleção do Uruguai, na primeira fase do Mundial.
Felipe Lima (centro) enfrenta África do Sul em
amistoso no Engenhão (Foto: Ag. O Globo)
Jogos internacionais
O Botafogo disputou oito partidas contra times de fora do Brasil no Engenhão. Foram cinco vitórias, duas derrotas e um empate, que acabou por ser o mais marcante. Nos 2 a 2 com o Estudiantes, pela Copa Sul-Americana, o zagueiro André Luis tirou o cartão amarelo da mão do árbitro chileno Carlos Chandía, protagonizando uma cena inusitada.
André Luis tira cartão do árbitro em jogo contra o
Estudiantes, pela Sul-Americana (Foto: Reuters)
O artilheiro
Lucio Flavio é o jogador que mais marcou gols no Engenhão. O meia balançou a rede do estádio 22 vezes e está à frente de Wellington Paulista e Herrera, ambos com 14.
O 'dono' do Engenhão
Alessandro é quem mais disputou jogos no Engenhão. Desde 2007 no Botafogo, o lateral-direito entrou no gramado do estádio por 79 vezes e marcou dez gols.
Curiosidades:
* Desde que se tornou proprietário do Engenhão, o Botafogo nunca venceu um clássico carioca. Foram sete empates e duas derrotas em nove partidas contra Flamengo, Fluminense e Vasco.
* A primeira derrota do Botafogo no Engenhão foi para o Santos. Em sua terceira partida no estádio, o Alvinegro sofreu 2 a 1, no dia 6 de outubro de 2007.
* Apenas em oito das 99 partidas que disputou no Engenhão o Botafogo não marcou gols.
* O primeiro adversário internacional do Botafogo no Engenhão foi o River Plate, da Argentina, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em 2007. O Alvinegro venceu por 1 a 0, gol de Joilson. A equipe também já recebeu Viking (Dinamarca), América de Cáli (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Emelec (Equador) e Cerro Porteño (Paraguai).
* Apesar de o maior público registrado ter sido o da vitória sobre a Portuguesa, em 2008, o estádio também ficou lotado nos 2 a 2 com o Avaí, em 2009. O número oficial foi de 33.641 pagantes, mas os portões precisaram ser abertos por causa da grande confusão nas bilheterias em decorrência do enorme número de pessoas tentando entrar.
* Loco Abreu tem dez gols marcados no Engenhão, sendo que os cinco primeiros foram de cabeça, sua especialidade.