Total de visualizações de página

Sem ‘Loco dependência’, time segue com bola aérea como ponto forte

Uruguaio atuou apenas três vezes neste Brasileirão, mas time continua eficiente no fundamento
Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro

Antônio Carlos no treino do Botafogo (Foto: AE)

Se um botafoguense for parado e questionado sobre qual foi o ponto forte do time na conquista do Campeonato Carioca, com certeza nove entre dez responderão a bola aérea. A figura central no Estadual foi Loco Abreu. Era só jogar na área e o uruguaio estava lá para marcar, ajeitar, enfim, levar perigo ao adversário. Mas no Brasileirão a história é outra. Sem o atacante, que disputou apenas três partidas do Nacional, sendo que em duas entrou durante o jogo, o time recorreu a outras opções, sem deixar de ter nos gols de cabeça uma de suas principais armas.

Antônio Carlos é o mais eficiente no fundamento. O zagueiro, de 1,83m, fez três, dos seus quatro gols, de cabeça (contra São Paulo, Santos e Palmeiras). Herrera, 1,81m, Danny Morais, 1,87m, Fábio Ferreia, 1,88m, e até o baixinho Jobson, de 1,75m, completam a lista. Ao todo, foram sete cabeçadas certeiras dos 26 gols marcados na competição até o momento. E o Botafogo tem o segundo melhor ataque, perdendo apenas para o Corinthians, com 27.

- É uma das jogadas do líder (o Fluminense) também, que faz muitos gols de bola aérea. Nós também temos bolas altas, faz parte do jogo. Ela bem trabalha faz parte e vem dando resultado. Você encontra uma situação na partida em um escanteio, com bola parada de média e longa distância e tem que aproveitar. Hoje tem que aproveitar todos fundamentos do futebol – explicou o técnico Joel Santana.

Prova disto é que, no último sábado, contra um fechado Avaí no Engenhão, Fábio Ferreira, de cabeça, mandou para o fundo da rede cruzamento de Maicosuel e garantiu mais três pontos com a vitória por 1 a 0.

Já Abreu segue fora do time. Como disputou a Copa do Mundo da África do Sul pelo Uruguai, precisou ser liberado para se preparar para a disputa do Mundial, voltou da competição em julho, e, agora, o técnico Joel Santana quer que ele recupere a forma física. Com isso, o artilheiro enfrentou apenas Santos, na primeira rodada, como titular, e Atético-MG e Avaí (entrou durante a partida). Nesta quarta-feira, diante do Ceará, no Engenhão, às 19h30m (de Brasília), pela 16ª rodada, será opção no banco.