Total de visualizações de página

Joel Santana elogia postura de Loco Abreu: ‘Profissional é isso’

Apesar da fama e da idolatria, atacante uruguaio não reclama de ser reserva no Botafogo

Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro


 Loco Abreu em treino do Botafogo (Foto: Alexandre
Cassiano / Agência O Globo)

Ele foi o destaque do time no Campeonato Carioca, virou ídolo do Botafogo, disputou a Copa do Mundo da África do Sul, marcou o gol de pênalti que garantiu a classificação do Uruguai para a semifinal do Mundial (contra Gana), e, ainda assim, não reclama da reserva. A fama não faz Loco Abreu “cavar” uma vaga no time titular. Pelo contrário, ele rema na maré contrária do futebol brasileiro e não fica lamentando e deixando no ar sua insatisfação com o banco.

A prova deste comportamento mais moderado é a recusa do atacante em dar entrevistas coletivas sem saber se será titular. Nem mesmo na iminência de ganhar uma vaga no time, já que Jobson sofreu um estiramento leve na coxa esquerda e não enfrenta o Grêmio Prudente, nesta quarta-feira, no Prudentão, convenceu o atacante a falar sobre a possível chance.

- Profissional é isso. Imagina trinta jogadores reclamando porque não jogam. Só tenho onze camisas. Jogador que vale é o que fica resmungando? Pode valer para outro treinador, mas para mim não. Quando o cara fica de bico para mostrar que está aborrecido, sabe o que eu faço? Fico rindo. Aqui é lugar de trabalho, produtividade. Todos devem fazer o possível para valer a pena o que o clube está pagando – disse o técnico Joel Santana.

Loco Abreu disputou apenas uma partida como titular no Campeonato Brasileiro. Foi no empate com Santos (3 a 3), na primeira rodada. Depois, o jogador foi liberado para disputar a Copa do Mundo e voltou na metade de julho ao time. Sem recuperar a vaga de titular, entrou nas partidas contra Atlético-MG, Avaí, Ceará e Internacional. O atacante ainda não marcou um gol sequer na competição.