Total de visualizações de página

Mudança de hábito: mais jogos e menos treinos específicos

Técnico Joel Santana não teve tempo para realizar coletivo antes do jogo contra o Ceará, na quarta-feira

Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro


Joel Santana, técnico do Botafogo (Foto: Felippe
Costa / GLOBOESPORTE.COM)

Joel Santana terá que se readaptar à rotina de dois jogos por semana. Se desde a 11ª rodada, com partidas apenas no fim de semana, o treinador tinha mais tempo disponível para treinar a equipe e testar algumas opções para fechar a escalação, agora o tempo está escasso. Ao contrário dos últimos dias, os treinos táticos, técnicos e coletivos terão frequência menor.

Uma prova foi o trabalho realizado após a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, no sábado, no Engenhão. Domingo foi dia de folga para o elenco. Na segunda-feira, treino regenerativo na sala de musculação de General Severiano para os atletas que atuaram desde o início contra os catarinenses. Para os reservas, treino técnico seguido de coletivo. Nesta terça, um descontraído rachão. Em seguida, Maicosuel, Renato Cajá, Fábio Ferreira, Edno e Marcelo Cordeiro aprimoraram as cobranças de faltas. O restante do grupo participou de um treino de cruzamentos.

- O tempo não permite, até pelo desgaste, a começar a preparar um tipo de surpresa. Vamos com que estamos trabalhando. Quando tem uma semana pelo menos para trabalhar, podemos até treinar o que adversário pode apresentar. Tem é que ter atenção para não ser surpreendido. Temos que ter calma e paciência - analisou o técnico Joel Santana.

Até o treinador mudou. Diferentemente do que costuma fazer, ele não escondeu o time que enfrenta o Ceará. A equipe será formada com Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera.

Durante a semana, a tendência é que a falta de tempo não permita treinos mais específicos. Na quinta-feira, como é dia de pós-jogo, apenas treino regenerativo para quem iniciar o jogo com Ceará e viagem para Porto Alegre, onde enfrenta, no sábado, o Internacional, no Beira-Rio, às 18h30m (de Brasília). Sexta-feira, atividade no Rio Grande do Sul e concentração para a partida contra o Colorado.