Total de visualizações de página

Novo estádio do Corinthians receberá jogos da Copa de 2014

Sanches promete 'grande notícia' para show dos 100 anos do Timão. E diz que se o clube tiver arena, 'automaticamente receberá jogos do Mundial'

Por Leandro Canônico e Thiago Lavinas
São Paulo e Rio de Janeiro


A Confederação Brasileira de Futebol e o Governo do Estado de São Paulo decidiram nesta sexta-feira que o novo estádio do Corinthians será sede paulista dos jogos da Copa de 2014. Ainda não está garantido que o local receberá a abertura do Mundial. O projeto inicial previa um estádio com capacidade para 48 mil pessoas. A Fifa exige o mínimo de 65 mil lugares para o primeiro jogo da Copa. O clube paulista já teria pronto um projeto para deixar o estádio em conformidade com o padrão Fifa para a abertura.

Terreno onde será o estádio do Corinthians, em Itaquera (Foto: Reprodução)

O estádio será construído em Itaquera, zona leste de São Paulo, onde hoje fica o centro de treinamento do Corinthians.

O presidente corintiano, Andrés Sanches, deve anunciar oficialmente a construção do estádio no Show da Virada, que vai comemorar o centenário do clube, na noite da próxima terça-feira, em São Paulo. O Timão completa 100 anos na quarta-feira, dia 1º de setembro, e a confirmação do estádio deve ser o ápice da festa marcada para o Anhangabaú, no centro da cidade.

Na noite desta sexta-feira, durante sessão solene na Câmara Municipal paulistana em homenagem aos 100 anos do Corinthians, Sanches não confirmou a notícia e se disse até "surpreso". Mas afirmou que, se o clube tiver um novo estádio, "automaticamente (ele) receberá jogos da Copa do Mundo". E prometeu que a torcida do clube vai ficar sabendo de "uma grande notícia" durante o Show da Virada.

- Estão todos esperando por uma grande novidade. Até pelo que saiu na imprensa. Do que está aí, muita coisa é verdade. Mas tem coisa que não é bem assim. A grande notícia será dada na terça-feira, na grande festa do Centenário, com a presença do presidente (Lula), do governador (Alberto Goldman), do prefeito (Gilberto Kassab) e de toda a nação corintiana.

Sanches afirmou que o projeto inicial é que o estádio corintiano tenha capacidade de 48 mil lugares. Mas disse "estar aberto para conversar" sobre uma possível ampliação, que permitiria à arena receber a partida de abertura do Mundial. O mínimo exigido pela Fifa para o primeiro jogo da competição é 65 mil.

- O Corinthians jamais deixaria a cidade de São Paulo na mão. Não tem cabimento a abertura ficar fora de São Paulo - afirmou o presidente corintiano.

O dirigente estimou o prazo de conclusão das obras: final de 2012 ou início de 2013.

CBF descarta Morumbi, e autoridades, construção em Pirituba

Em nota oficial, o Governo do Estado de São Paulo informou que o presidente da CBF foi consultado sobre a realização da abertura da Copa no Morumbi, e que a opção estava completamente excluída pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local.

Segundo a nota, o governador Alberto Goldman informou ao presidente da CBF que não foi possível viabilizar a construção de um estádio no complexo de eventos que será construído em Pirituba. Então, Goldman e o prefeito Gilberto Kassab foram consultados sobre a hipótese de a abertura da Copa ser realizada no novo estádio corintiano.

Ainda na nota, Governo do Estado e Prefeitura informam que não serão aplicados recursos públicos na construção de estádios.

Andrés se recusa a falar sobre o assunto

Nesta sexta-feira, durante sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao centenário corintiano, Andrés Sanches despistou sobre o assunto.

- Tem que perguntar para o Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e para o governador de São Paulo (Alberto Goldman) - disse ele, negando-se a fazer qualquer comentário sobre o novo estádio.

Poucas horas antes da sessão na Câmara, Andrés Sanches criou polêmica ao falar sobre o assunto. Disse em um evento com estudantes universitários que sua "primeira responsabilidade é não deixar a Copa ir para o Morumbi". Depois, em nota oficial no site do clube, se arrependeu de ter feito o que classificou como uma "brincadeira".

- (Sanches) torce para que o clube se acerte com a Fifa para a realização de partidas da Copa do Mundo de 2014 no estádio do Morumbi - dizia o comunicado.


Confira a íntegra da nota oficial do Governo do Estado de São Paulo

Na tarde desta sexta-feira, o governador Alberto Goldman, o prefeito Gilberto Kassab e o coordenador do Comitê Organizador Paulista da Copa 2014, o secretário estadual de Economia e Planejamento Francisco Vidal Luna, estiveram com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Na reunião, o presidente da CBF foi consultado mais uma vez sobre a realização da abertura da Copa no Estádio do Morumbi, e informou que esta opção estava totalmente excluída pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa 2014.

O presidente Ricardo Teixeira foi então informado que, apesar de todos os esforços, não foi possível viabilizar a construção de um estádio para a Copa 2014 no complexo de eventos e feiras que será construído em Pirituba.

O governador e o prefeito foram então consultados pelo presidente da CBF sobre a hipótese de a abertura da Copa 2014 ser realizada em novo estádio a ser construído pelo Sport Club Corinthians Paulista, em uma área em Itaquera. Goldman e Kassab reiteraram a disposição de proporcionar o apoio necessário para que São Paulo possa receber a abertura da Copa do Mundo.

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo reafirmaram a decisão de não aplicar recursos públicos para a construção de estádios.

ALBERTO GOLDMAN – Governador do Estado de São Paulo

GILBERTO KASSAB – Prefeito da Cidade de São Paulo

RICARDO TEIXEIRA – Presidente da Confederação Brasileira de Futebol