Total de visualizações de página

Derrotas em série fazem Bota integrar lista dos dez piores finais de Brasileiro

Se não vencer o Fluminense, na última rodada, Glorioso acabará a competição como parte de um grupo que tem em sua maioria times que foram rebaixados

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
O Botafogo entrou na reta final do Brasileirão como candidato ao título e com chances enormes de conseguir uma vaga na Taça Libertadores. Mas uma sequência de resultados ruins - foram seis derrotas nos últimos sete jogos, sendo cinco consecutivas - deixou o Alvinegro precisando quase de um milagre para conseguir um lugar na competição continental. Para que isso aconteça, o Botafogo precisa vencer o Fluminense e torcer contra Coritiba, São Paulo, Figueirense e Inter.
Contudo, a vitória sobre o Tricolor é essencial não só para manter o sonho da Libertadores, como também para tentar amenizar a vergonhosa campanha nas últimas rodadas. E se não derrotar do rival das Laranjeiras, o Glorioso conseguirá o “feito” de terminar o campeonato com uma das dez piores retas finais da história da competição desde 2003, quando o torneio começou a ser disputado por pontos corridos.

Botafogo cabisbaixo contra o Internacional (Foto: Ide Gomes/Agência Estado)Jogadores do Botafogo cabisbaixos. Cena tem se repetido ultimamente (Foto: Ide Gomes/Agência Estado)
 
A indesejada lista ainda é composta por sete clubes que acabaram rebaixados e por dois que, no fim de suas edições, não tinham mais chances reais de conquistar seus objetivos. O Botafogo será o primeiro a entrar nessa “lista negra” depois de ter sido considerado candidato ao título.

O dono da pior campanha na reta final de uma edição é o América-RN, que fez apenas um ponto nos últimos oito jogos em 2007, sendo rebaixado naquele ano. Com dois pontos, o Guarani de 2009, também rebaixado, figura na segunda posição. Na terceira, outro time que conviveu com a tristeza do descenso. Com três pontos, o Sport caiu para a Série B em 2009. Hoje, o Botafogo está empatado com o time pernambucano. Porém, o time alvinegro só fez sete jogos e ainda tem chance de sair do grupo.

Os 10 piores nos últimos oito jogos, desde 2003 (Botafogo e Avaí ainda jogam domingo)
 
América-RN – 2007 – 1 ponto
Guarani – 2009 – 2 pontos
Sport – 2009 – 3 pontos
Botafogo – 2011 – 3 pontos
Grêmio – 2004 – 4 pontos
Santa Cruz – 2005 – 4 pontos
Vitória – 2009 – 4 pontos
Corinthians – 2009 – 4 pontos
Santos – 2009 – 4 pontos
Avaí – 2011 – 4 pontos
 
Completam a lista, com quatro pontos em oito jogos, os rebaixados Grêmio (2004), Santa Cruz (2005), Vitória (2009) e Avaí (2011) - o time catarinense, no entanto, também pode deixar o grupo se vencer o Figueirense na última rodada. O Corinthians de 2009, campeão da Copa do Brasil daquele ano, por isso com vaga na Libertadores garantida, disputou os últimos jogos sem chance de chegar ao título e terminou em décimo. No mesmo ano, o Santos fez uma campanha irregular e terminou em 12º.

A sequencia ruim da reta final

A série de resultados ruins do Botafogo começou com um jogo adiado do primeiro turno, contra o Santos, na Vila Belmiro. O time foi derrotado por 2 a 0 e perdeu a chance de assumir a liderança. Aquele jogo, entretanto, por ser do primeiro turno, não entra nas contas para analisar o declínio alvinegro, que teve início mesmo contra o Avaí, na 31ª rodada. Mais uma vez, o Botafogo tinha chance de assumir a liderança, mas foi derrotado por 3 a 2.

De volta ao Rio, o Botafogo conquistou a sua única vitória no período. O time bateu o Cruzeiro por 1 a 0 e seguiu entre os primeiros. Contudo, a derrota para o Figueirense em casa, também pelo placar mínimo, parece ter despertado uma ansiedade incontrolável na equipe, que desandou a perder. Daí em diante, foram mais quatro derrotas: Vasco (2 a 0), América-MG (2 a 1), Inter (2 a 1) e Atlético-MG (4 a 0).

Contra o Flu, o Botafogo pode terminar o ano de formas bem distintas. Caso vença e todos os resultados sejam os que precisa, sairá da lista das piores retas finais e ainda garantirá uma vaga na Libertadores. Se empatar ou perder, verá o sonho da América acabar e ainda vai amargar o fato de ser o único time que entrou na reta final com chance de título a integrar a lista das dez piores retas finais.