Total de visualizações de página

CBF anuncia locais de clássicos de Rio e São Paulo na última rodada

Corinthians e Vasco jogam no Pacaembu e no Engenhão, respectivamente. São Paulo x Santos será em Mogi Mirim, e Flu x Bota, em Volta Redonda

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Liédson, do Corinthians, e Bernardo, do Vasco (Foto: Arte/SporTV.com) 
Corinthians de Liedson jogará no Pacaembu, e o
Vasco de Bernardo, no Engenhão
 
A CBF anunciou, por meio de seu site oficial, os locais dos clássicos cariocas e paulistas na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, às 17h do próximo domingo. O líder Corinthians vai encarar o Palmeiras no Pacaembu. São Paulo x Santos, por questão de segurança, sairá da capital paulista e será disputado em Mogi Mirim, no estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira.

O Vasco, agora o único concorrente do Corinthians, enfrentará o Flamengo no Engenhão. Com isso, Botafogo x Fluminense será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Todas as partidas que envolvam disputa de título, vaga na Libertadores e na Sul-Americana ou briga contra o rebaixamento deverão ser realizadas no mesmo horário.

A decisão de tirar São Paulo x Santos e Botafogo x Fluminense das capitais gerou protestos dos dois mandantes, que não poderão usar seus estádios. No Alvinegro carioca, a reação foi dura. O presidente Maurício Assumpção avisou que o clube entrará nesta segunda-feira com um mandado de segurança no STJD para garantir que a partida seja no Engenhão.
- A CBF tem direito de soltar nota, e eu tenho direito de discordar da nota. Amanhã (segunda-feira), vou entrar no STJD contra essa decisão. Durante o campeonato, muito se criticou o Engenhão, agora querem jogar lá. O jogo do Botafogo tem de ser no campo do Botafogo. Considero legítimo o meu direito e vou brigar por ele - afirmou, durante o programa "Balanço Esportivo", da CNT.

No Rio de Janeiro, a polêmica a respeito de qual jogo será no Engenhão vinha se arrastando havia várias rodadas. O Botafogo se manifestou algumas vezes, exigindo o direito de atuar em seu estádio, e ganhou apoio da Federação do Rio. A CBF já havia decidido que a partida de maior importância na última rodada seria no Engenhão.

Após a derrota do São Paulo para o Palmeiras, o diretor de futebol Adalberto Baptista também se mostrou indignado sobre a mudança de local da partida:
 Corinthians e Palmeiras
 
tinham feito um acordo para realizar as duas partidas no interior, e o São Paulo não tem culpa se isso não será cumprido.
É um grande absurdo"
Adalberto Baptista, diretor do São Paulo
 
- O São Paulo tinha o mando de jogo, e isso não foi respeitado. Corinthians e Palmeiras tinham feito um acordo para realizar as duas partidas no interior, e o São Paulo não tem culpa se isso não será cumprido. É um grande absurdo.

Na última rodada, o oitavo colocado São Paulo e o Botafogo, nono, tentarão entrar no G-5 e se classificar para a Taça Libertadores de 2012. Os paulistas somam 56 pontos, um a mais do que os cariocas. À frente dos dois, estão Figueirense, Inter e Coritiba - todos com 57. Para o Fluminense, a briga é para se garantir na fase de grupos da Libertadores, o que só não acontecerá se ele for derrotado e o Flamengo ganhar.

Na disputa pelo título, uma única combinação de resultados tira a taça do Corinthians (70 pontos): se ele for derrotado pelo Palmeiras, e o Vasco (68) bater o Flamengo.